paroquias.org
 

Notícias






Estatísticas de 25 anos de pontificado
2003-10-16 00:27:29

Excluindo S. Pedro (único pelo modo da sua eleição e pela forma como se tornou Bispo de Roma), no momento em que João Paulo II celebra 25 anos de pontificado, só outros dois Papas ultrapassaram o tempo deste pontificado: Pio IX, que reinou durante 31 anos e 7 meses, desde 1846 até 1878, e Leão XIII, que foi Papa durante 25 anos e 5 meses, desde 1878 até 1903. Em Março do próximo ano, se João Paulo II ainda viver, terá ultrapassado também a duração do pontificado do Papa Pecci, sucessor do último Papa-Rei de Roma e do Estado Pontifício, terminado em 1871.

Viagens
O número e a duração das viagens são o sinal e o efeito do método diferente de governar a Igreja de João Paulo II, que introduziu neste campo uma autêntica revolução.
As viagens podem ser consideradas como uma única e grande peregrinação, por etapas, em direcção ao coração do homem que vive e sofre, no mundo inteiro.
Foram 102 as viagens internacionais, realizadas por João Paulo II. A última teve lugar em Setembro, à Eslováquia.
Acrescentando as 142 visitas pastorais às dioceses italianas – o Papa é também Primaz da Igreja em Itália –, o número de quilómetros percorridos é de 1.243.700, o que equivale a 31 vezes a volta ao mundo e a 3,23 a distância que separa a Terra da Lua.
Este Papa passou 952 dias fora do Vaticano (dois anos e sete meses e meio), ou seja 10% de todo o pontificado, e visitou 129 dos 192 países do mundo. Portugal recebeu por quatro vezes João Paulo II: um ano após o atentado, de 12 a 15 de Maio de 1982, quando João Paulo II visitou também Vila Viçosa, Coimbra, o Sameiro e o Porto, de onde se despediu pela primeira vez de Portugal; dez anos após o atentado, de 10 a 13 de Maio de 1991, visitando também Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Funchal e, obviamente Lisboa e Fátima; no ano 2000, nos dias 12 e 13 de Maio, para beatificar os Pastorinhos. Além destas viagens “oficiais”, o Papa esteve em Lisboa em Março de 1983, a caminho da América Central.
Às viagens de carácter internacional, há que acrescentar as 301 visitas pastorais às Freguesias da Diocese de Roma (são cerca de 340) e outras numerosas deslocações no âmbito da sua Diocese, entre Roma e Castel-gandolfo, as deslo-cações para passar férias nas Dolomites ou nos Alpes e as visitas a Instituições na cidade de Roma ou aos organismos da própria Cidade do Vaticano – exactamente 42. O total de todas estas viagens e deslocações, aparentemente menores, mas que implicam o mesmo esforço de preparação e se traduzem igualmente em milhares de quilómetros percorridos – é de 738. A última destas “viagens menores” foi até à sede do Parlamento italiano e a que é considerada a mais longa – metaforicamente – foi a que João Paulo II realizou à Sinagoga de Roma, em 1986: “apenas um quilómetro de distância do Vaticano, mas que transpôs 2.000 anos de separação”!

Pessoas que viram pessoalmente João Paulo II
Aqui, os cálculos são mais difíceis, mas há dados para afirmar o seguinte:
Em 15 ocasiões, João Paulo II celebrou missas diante de multidões superiores a um milhão de pessoas: em Manila, em 25 de Janeiro de 1995 (encerramento do Dia Mundial da Juventude) estavam presentes 4 milhões de pessoas; na primeira viagem ao México, em 28 de Janeiro de 1979, durante a deslocação até Puebla, no primeiro “Papamóvel” da história, foi saudado por mais de dez milhões de pessoas, num percurso de 133 quilómetros!
Mais fácil é contudo quantificar o número de pessoas que, até hoje, participaram em Roma nas audiências gerais e encontros antes do Angelus: mais de 17 milhões de pessoas. A Prefeitura da Casa Pontifícia calcula em 85 milhões as pessoas que viram o Papa, em Roma, ao longo destes 25 anos de pontificado.
Globalmente, calcula-se que tenham sido 400 milhões as pessoas que viram o Papa, em Roma ou durante as suas viagens.

Sínodos e Cardeais
Destinados a reforçar o governo colegial da Igreja, foram 6 os Sínodos ordinários e 7 os Sínodos especiais, além de 1 extraordinário e outro particular. No total, foram 15 sínodos, todos presididos por João Paulo II, no Vaticano. Vale a pena recordar que o Ano Santo foi preparado com cinco sínodos de carácter continental, de que resultaram outras tantas Exortações Apostólicas Pós-Sinodais, intitula-das “Ecclesia in... Europa, África, Ásia, América, Oceânia”. Além disso, houve 6 reuniões especiais com os Cardeais para aconselhamento em questões específicas.
Quanto às nomeações cardinalícias – e sem incluir os 31 nomeados no último Domingo pelo Papa, que serão feitos cardeais no próximo consistório, a 21 de Outubro - João Paulo II fez 201 cardeais em 8 consistórios. Até agora, dos 166 cardeais vivos, 144 foram nomeados por João Paulo II, e em 109 eleitores (os cardeais com menos de 80 anos) apenas 5 foram nomeados por Paulo VI. Já não há nenhum do tempo de João XXIII.

Santos e Beatos
João Paulo II, em 140 cerimónias de beatificação, proclamou 1319 novos beatos (1312 com beatificação formal, 4 com decreto de confirmação do culto e 3 autorizando a celebração da missa e do ofício divino).
Antes do actual Sumo Pontífice, desde 1588 (data a partir da qual a Santa Sé reservou para a si a autoridade para fazer tais proclamações), os seus anteces-sores tinham proclamado “apenas”... 1310 beatos.
Além dos 1319 beatos, em 49 cerimó-nias, o Papa proclamou 473 Santos. Os seus antecessores, sempre desde 1588, tinham proclamado “só” 300. No total, João Paulo II proclamou santos ou beatos 1792 figuras da Igreja, mais 182 do que todos os seus antecessores em 4 séculos.

Milhares de páginas publicadas
Como consequência das viagens e resultado de um ministério da palavra que se pode considerar frenético, é extraordinária a quantidade de discursos, alocu-ções e documentos, incluindo as 14 encíclicas, proferidos ou publicados ao longo deste pontificado. A Casa Editora do Vaticano tem muitos metros das prateleiras das suas estantes ocupadas com dezenas de volumes que incluem todos os ensinamentos deste Papa: até Junho de 2001 eram 50 e continham 79.966 páginas. Em breve, mesmo considerando a limitada extensão dos discursos dos últimos anos, os volumes serão 54 e as páginas serão mais de 80.000 – sem contar com os índices, que ocupam mais 5.000 páginas!
Em média, nos primeiros 18 anos de pontificado, João Paulo II leu todos os anos cerca 3500 páginas. Também é preciso dizer que todo este manancial de documentação é muito mais fácil de ler e consultar no suporte digital, existente desde o início dos anos 90, do que folheando dezenas de grossos volumes – embora talvez não seja menos gratificante a experiência de ter em mãos essas obras preciosas, cuidadosamente encadernados e impressos em papel de qualidade!

Nunciaturas
Este foi um outro sector que João Paulo II privilegiou, numa abertura diplomática a todos os povos: durante este pontificado, quase duplicou o número de países com os quais a Santa Sé mantém normais relações diplomáticas ao nível de Nunciatura Apostólica: de 92, no início do pontificado (incluindo a Ordem Soberana de Malta, que tem a sua sede em Roma), passou-se para os actuais 176 (174 estados, a União Europeia e a Ordem de Malta); além disso há duas Missões de carácter especial: a Rússia e Autonomia Palestiniana.

Fernando Pinho, Ex-Jornalista Rádio Vaticana

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia