Papa Quer Debater o Lugar do Papado
2001-02-23 23:06:17

O Papa João Paulo II convidou ontem os novos cardeais reunidos em consistório a reflectirem sobre o lugar do papado e defendendo mais uma vez a unidade das igrejas cristãs, separadas por cismas sucessivos ao longo dos vinte séculos de cristianismo. Durante a missa concelebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, com os 44 cardeais que tinham sido investidos na véspera, o Papa ofereceu a cada novo purpurado o anel que simboliza a dignidade da função e a comunhão com o Papa.

"Como não recordar que o ministério de Pedro [ou seja, o papado], princípio visível de unidade [da Igreja] constitui uma dificuldade para as outras igrejas e comunidades eclesiais?", perguntou o Papa. João Paulo II pediu depois aos cardeais que colaborem com todas as suas forças para que o caminho para a unidade dos cristãos se torne possível. "Gostaria, hoje, juntamente convosco, de rezar de modo especial para que o novo milénio em que entrámos nos permita ultrapassar [a divisão] e reencontrar a comunhão", afirmou o Papa.

Com estas afirmações, o Papa não só relativiza de novo a declaração "Dominus Iesus", publicada pelo cardeal Ratzinger em Setembro último, como volta a afirmar ideias já por si expressas na encíclica "Ut Unum Sint", de Maio de 1995.

A cerimónia de ontem foi o segundo acto da investidura dos novos cardeais, depois de, na véspera, o Papa ter imposto o barrete cardinalício e dado a bula de nomeação a cada um dos novos cardeais.

Entre os 44 nomeados, há dois portugueses - D. José Policarpo, patriarca de Lisboa, e D. José Saraiva Martins, presidente da Congregação para a Causa dos Santos. Por tradição, o responsável de um dicastério da Cúria Romana é sempre cardeal, tal como acontece, desde o século XVIII, com o patriarca de Lisboa.

Fonte Público