paroquias.org
 

Notícias






CONGRESSO INTERNACIONAL: «O Órgão de Tubos e a Liturgia, Hoje»
2003-09-18 21:10:13

O Santuário de Fátima promove a realização de um Congresso Internacional, em Fátima, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2003. este Congresso Internacional terá como tema «O Órgão de Tubos e a Liturgia, Hoje».

Tal realização enquadra-se na celebração do 1.º Centenário da publicação do Motu Proprio “Tra de Sollecitudine” do Papa São Pio X (22 de Novembro de 1903), dos 40 anos da publicação da Constituição sobre a Sagrada Liturgia (4 de Dezembro de 1963) e na circunstância do início da reflexão sobre o Órgão que irá ser instalado na Igreja da Santíssima Trindade, cuja construção será iniciada em breve.

A Comissão Científica do Congresso é constituída pelos Professores Ruy Vieira Nery, da Universidade de Évora e da Fundação Calouste Gulbenkian, Luís Manuel Silva e João Peixoto da Universidade Católica Portuguesa, José Uriol, organista e director do Conservatório Superior de Música de Saragoça e Cón. Dr. Ferreira dos Santos (Presidente da Comissão), director do Serviço Nacional de Música Sacra.

Os destinatários do referido Congresso Internacional são: liturgistas, organistas litúrgicos, organeiros, musicólogos, compositores de Música de Órgão para a Liturgia, directores diocesanos de Música Sacra, professores de Música Sacra, arquitectos de novas igrejas, etc.
As conferências e comunicações que versarão, de forma exaustiva, todos os aspectos do Órgão na Liturgia, serão pronunciadas por especialistas vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria, República Checa, Estados Unidos e Brasil. Nomes como Ruy Vieira Nery, Franz Stoiber (reitor da Escola Superior de Música Sacra de Regensburgo – Alemanha), Valentino Miserachs (presidente do Instituto Pontifício de Roma), Felice Rainoldi (Roma), Martin Lutz (Frankfurt), David Eben (Praga), Johann Trummer (Graz), Sérgio Dias (Brasil), Adolph Wolfram (Alemanha, director da Revista «Organ»), Gilles Cantagrel (Paris), Frank Brownstead (EUA), Gerhard Doderer (Lisboa), Gerhard Grenzing (Barcelona), José Uriol (Saragoça), marcarão o nível científico e artístico do Congresso.

No dia 21 de Novembro, de tarde, haverá uma visita de estudo ao Convento de Mafra (no qual há seis órgãos, caso único no mundo). Aí haverá um recital de órgão a cargo dos professores João Vaz e Rui Paiva. Ir-se-á à igreja de São Vicente de Fora, na qual se encontra o célebre órgão de São Vicente que será ouvido pelas mãos do Professor José Uriol (Saragoça). A visita termina na Sé Patriarcal na qual haverá uma celebração eucarística, com a participação do Coro Gregoriano de Lisboa, sob a direcção da maestrina Prof.ª Maria Pires de Matos, do Coro de Santa Maria de Belém, dirigido pelo maestro Fernando Pinto e com o organista Klemens Schorr. A tarde desse dia encerrar-se-á com um jantar oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Durante o Congresso haverá concertos, pelo Coro da Sé Catedral do Porto (dia 20 de Novembro às 21h30) e pelo Coro Gulbenkian (dia 22 de Novembro às 19h00). No dia 22 de Novembro haverá ainda pelas 09h00 uma Evocação a Santa Cecília.

As conclusões do Congresso serão anunciadas pelas 18h00 do dia 22 de Novembro.

Santuário de Fátima – Reitoria
Centro de Comunicação Social


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia