Desafios e questões da cidade em mutação discutidas pela Faculdade de Teologia
2003-09-11 20:45:56

As novas questões e desafios que as cidades colocam à Igreja Católica estiveram no centro das preocupações do VI Curso de Verão da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu em Lisboa de 9 a 11 de Setembro.

O Pe. Peter Stilwell, director da FT, manifestou à Agência ECCLESIA a sua satisfação pela maneira como decorreram os trabalhos – este ano com um números recorde de participantes -, lembrando que esta “foi uma primeira experiência que foi feita para auscultar o que se está a passar no terreno e depois tentar ler essas referências a partir da perspectiva dos teólogos da casa”.
A continuidade deste curso de verão está assegurada na Semana de estudos Teológicos em Fevereiro de 2004 e no Simpósio sobre a Vocação Missionária da Igreja, em Maio do mesmo ano.
“Os desafios que aqui foram levantados serão reflectidos noutro nível, de carácter mais teológico, sobre o género de Igreja na cidade em mutação e que organização e prática religiosa devem corresponder ao que se passa no terreno, ao que as pessoas estão a viver já concretamente”, revela o director da FT.

Tendo como tema "O Espírito na Cidade - para uma leitura crente na vida urbana", no primeiro dia da iniciativa debateram-se as mudanças que as cidades enfrentam e a cidade como um lugar teológico.
Num segundo momento foram debatidos em grupo questões ligadas às migrações, dependências e idosos, ressaltando a ideia de que as estruturas católicas são capazes de responder à emergência social, mas têm depois pouca reflexão sobre estes fenómenos.

O curso terminou hoje com debates sobre o modo como as estruturas internas da Igreja se podem organizar para dar resposta às questões que se colocam nas cidades.
“As conclusões vão ser agora trabalhadas e esperámos publicar aquilo que aqui foi dito”, conclui o Pe. Stilwell.