Papa destaca contribuição dos leigos na missão da Igreja
2003-09-08 20:47:07

João Paulo II destacou o trabalho do leigos na Igreja da Índia ao receber 24 bispos da Conferência Episcopal desse país asiático, das províncias de Agra, Deli e Bhopal, em visita “ad Limina”. Segundo o Papa essa missão é particularmente relevante num país onde a população cristã vive em comunidades muito distantes umas das outras.

“A espiritualidade do leigo tem como base a adopção da vivência espiritual do Senhor Jesus: que os leigos sejam sacerdotes, profetas e reis no povo de Deus. Que tal expressão não seja entendida apenas como se o leigo fosse um clérigo. A missão laical é uma participação real no sacerdócio de Cristo, pelo Baptismo e pela Crisma”, referiu.
O Papa reconheceu os muitos desafios que se apresentam ao povo de Deus na Índia, mas incentivou os cristãos leigos a manterem as tradicionais orações da manhã e da tarde, um costume antigo das famílias.

“O testemunho do leigo revela a força da Igreja. Este se manifesta na pastoral catequética, no trabalho para o desenvolvimento dos planos de pastorais”, disse.
Destacando o grande envolvimento da Igreja na Índia, nos campos da saúde, do desenvolvimento, do bem-estar e especialmente da educação, o Papa destacou também o papel das escolas católicas, que podem oferecer a sua contribuição para o desenvolvimento integral e ser lugares de diálogo com crentes de outras religiões.

«Muitas de vossas escolas têm grandes percentagens de professores e estudantes que não são católicos --explicou--. A sua presença nas nossas instituições poderá aumentar o entendimento mútuo entre católicos e pessoas de outras religiões, em tempos nos quais os mal-entendidos podem converter-se em fonte de sofrimentos».
D. Vincent Concessao, arcebispo de Deli, explicou nas suas palavras de saudação ao Papa que no enorme território que servem os bispos presentes na audiência, no qual vivem 38% dos mil milhões e 200 mil habitantes da Índia, os cristãos não têm a vida fácil.

“Onde passaram as leis anti-conversão, a evangelização tornou-se imensamente difícil e a obra de promoção humana é vista com suspeita”, disse o prelado.