Comunidade de Santo Egídio reúne 500 líderes religiosos
2003-09-08 20:46:09

Com o tema "Entre guerra e paz, religiões e culturas encontram-se", começou ontem o “Encontro da Paz 2003” da Comunidade de Santo Egídio que este ano decorre em Aix-la-Chapelle, na Alemanha.

«Sem dialogo este mundo morre», afirmou Andrea Riccardi, fundador deste movimento católico, na conferência de imprensa de apresentação.

«O encontro acontece num momento delicado para os mundos religiosos, no qual o diálogo não se dá por descontado», explicou ao ilustrar o título da edição 2003 «Entre guerra e paz, religiões e culturas se encontram».
A escolha do local é justificada pela Comunidade de Santo Egídio pelo momento de debate sobre a nova Europa, numa altura em que se termina a redacção da Constituição e em que se tenta redefinir o papel do continente no mundo. "O papel da Europa entre a guerra e a paz" é um dos 30 temas dos diferentes painéis, que decorrem amanhã e terça-feira, depois da cerimónia de abertura que decorre esta tarde.

O presidente da Federação Protestante de França, Jean-Arnold de Clermont, é um dos intervenientes no debate sobre a Europa, enquanto um outro, sobre os 25 anos do pontificado de João Paulo II - que se completam em Outubro - conta com a participação do rabino René Samuel Sirat, do Consistório Central dos judeus de França.
Muito marcado pela actualidade que se vive no Iraque, e a poucos dias do segundo aniversário do 11 de Setembro, o encontro tem ainda painéis dedicados a temas como "Os cristãos e a guerra no século XXI" (com a participação do cardeal católico Roger Etchegaray e do presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Frank Griswold).

O Médio Oriente, a abolição da pena de morte, a luta contra a sida, nomeadamente em África, o futuro da América Latina ou situações como a da Costa do Marfim são outros temas dos diferentes debates.
O presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, o Grande Mufti do Egipto, xeque Mohamed Ahmed At-Tayyib, o ex-rabino chefe de Israel, Israel Meir Lau, o ainda secretário-geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, Konrad Raiser, além de 15 cardeais católicos, são outros nomes aguardados em Aix-la-Chapelle. Também constam da lista uma delegação do Patriarcado ortodoxo de Moscovo, dirigida pelo metropolita Kirill de Smolensk, representantes do budismo, zoroastrianismo, xintoísmo, além de intelectuais e responsáveis políticos de vários países - entre os quais o francês Régis Debray, antigo conselheiro do Presidente François Mitterrand, vários ministros alemães e o Presidente albanês, Alfred Moisiu.

A Comunidade de Santo Egidio iniciou estes encontros na altura do primeiro encontro inter-religioso de oração impulsionado por João Paulo II em Assis, em 1987.

Mais informações em http://www.santegidio.org.