paroquias.org
 

Notícias






Diário da Colónia de Férias da Cáritas Diocesana de Leiria
2003-08-31 12:37:53

Querido diário,
Não sei para quem escrevo, nem sei o que vou escrever... Talvez o que me apetecer, o que a minha alma sentiu, o que os meus olhos viram!
Poderia dar o meu nome a esta folha, ou a este suposto diário. Mas prefiro escrever para o nada ou para o infinito.
Foi um dia importante para mim, especialmente por ser a véspera de receber tantas crianças, que dão alegria a esta casa e que vão fazer vibrar o meu coração.
Talvez esteja a ser poetiza, mas é aquilo que sinto, talvez porque já há muito tempo que não as sinto junto de mim.


Depois de sair de casa e de me despedir da família, viemos rumo ao Pedrógão, com paragem na Cáritas de Leiria. Chegámos e foi feita uma apresentação em forma de acolhimento. Foi divertido voltar a ver a casa, os antigos monitores, conhecer os novos.

Fizemos as apresentações da praxe, depois um almoço partilhado, cheio de coisas boas e travámos conhecimentos. Fomos ao café e regressámos à casa para continuar o trabalho habitual do 1º dia: regras, dicas...
Estou muito cansada... Desculpem... Desculpa... Depois de cinco meses atribulados da minha vida, aqui estou em forma (penso eu...) para iniciar uma nova etapa. Vamos continuar a reunião diária e em seguida vou descansar o espírito e o corpo... Boa Noite!

"Ama a liberdade... Por isso, todas as coisas que amares deixa-as livres... Se voltarem é porque as conquistaste e não porque as possuíste."
Uma criança é um mendigo de afectos. Cabe a cada um de nós enchê-la de afectos para torná-la apenas feliz.
Marília Cadete

22/7
Querido diário,
Finalmente chegou o grande dia! Pois é... hoje chegaram os meninos da colónia. Vieram de vários sítios com os pais, familiares, amigos... A azáfama era grande e via-se na sua cara que estavam cheios de expectativas e desejosos de passar, com os monitores, 10 dias de muita brincadeira, alegria e sobretudo muita festa.
Primeiro que tudo entrasse nos eixos foi um bocadito complicado mas, como se costuma dizer, depois da tempestade vem a bonança! E se há coisas boas na vida, uma delas é ajudar as crianças a viver cada dia como se fosse um sonho, como se, por alguns instantes, momentos, tudo fosse perfeito...

Nada melhor para entrar no ambiente envolvente da colónia do que começar com um teatrinho... Foi o que o Jimy fez! Deu as boas vindas aos meninos que, de imediato, simpatizaram com ele.
Depois de arrumadas as coisinhas de cada um nas camaratas, chegou a hora da "paparoca" uma vez que a fome já apertava...

Chegada a hora da sesta, toda a gente descansou e restabeleceu forças para a tarde de praia que já se avizinhava. "Vamos para o banho", diziam eles eufóricos, após o primeiro contacto com a areia. Depois de muito brincar, o esperado momento chegou, acabando por ser o momento alto da tarde.
Por fim houve o jantar e o passeio higiénico que terminou com um serão muito animado onde se puderam conhecer todos os monitores assim como todas as crianças.
Pois é, parece que o dia já está a chegar ao fim, por isso, o melhor mesmo é ir fazer ó-ó porque amanhã é outro dia e novas aventuras nos esperam. Boa noite.
Sara Cruz.

23/7
Querido diário,
Chegou o segundo dia, que é um dia importante para criarmos uma relação de "amizade" entre o grupo, mas calhou-me ser monitor de serviço o que é muito bom pois temos mais tempo para nós.
Apesar disto, conheci alguns miúdos que apesar de terem a fama de traquinas, mostraram o seu lado bonzinho.
Por último, vou falar do serão que para mim não correu 100%, mas penso que os miúdos gostaram. Adeus!
P.S. Desculpa de eu ter escrito pouco mas o "PA é mau para mim".
Nelson

24/7
Meu querido diário,
Hoje, para começar, vou-vos contar como foi o nosso dia, apesar de vocês já o saberem, não é verdade?
De manhã bem cedo houve três dos nossos colegas, monitores, que foram preparar as pistas para nós encontrarmos o Jimy e a estrela. Após encontrar as pistas, juntámo-nos para almoçar. Depois do almoço tivemos algumas brincadeiras e no fim houve a apanha do lixo. De seguida juntaram-se, grupo a grupo, para virmos para casa e prepararam-se para sair para a praia. Fizemos algumas brincadeiras e depois fomos para o banho. Estivemos algum tempo lá com os miúdos, depois viemos para a toalha lanchar e passado algum tempo viemos para casa. Enquanto alguns dos nossos colegas davam banho aos miúdos, outros foram preparar o serão. Fomos comer e depois fomos dar um passeio enquanto que os nossos outros colegas terminavam o serão. Viemos do passeio e de ensaiar para o serão. No serão estivemos a ouvir cantar, grupo a grupo, as músicas que estivemos a ensaiar. Após o serão, cada monitor foi deitar os seus meninos. Assim foi mais um dia na nossa pequena e linda casa de férias da colónia.
Virgínia.

25/7
Meu querido diário,
Eu gostei muito do dia de hoje. De manhã fui para a praia com os meninos porque hoje tive um grupo e não estive de serviço. Fizemos construções na areia e o meu grupo não ganhou. Quem ganhou foi o grupo 1 que, na minha opinião, passaram um cheque às duas velhas senhoras que fizeram de júri. Mas não há-de ser nada. Já estou habituado a ser larapiado. Adiante. Ah! E, ainda por cima, a construção eram três muros de areia que davam a impressão ser um boneco e umas letras que formavam uma palavra qualquer. Enfim, não faço mais comentários sobre o assunto.

Depois das construções na areia, brincámos mais um bocadinho na praia e depois retornámos à casa e, ainda antes de almoçar, fomos lavar os pés e as mãos. Então, sim, fomos para o almoço que foi puré com carne. Depois do almoço fomos dormir a sesta e, finalmente, consegui dormir um pouco, mas muito pouco.

A seguir à sesta fomos para a praia e mal me sentei um pouco aparece uma mãe para levar o seu filho. Vou poupar-te os pormenores porque aquela mãe era, de facto, obtusa. Este cenário acabou com a ida de um miúdo para casa. Voltei então para a praia cheio de fome uma vez que ainda não tinha lanchado. A praia terminou com o cenário dum pobre homem afectado da cabeça, e pareceu-me do resto, que estava a acusar os miúdos de terem roubado a sua mochila e a sua toalha. Mais uma vez ao monitores tinham razão, porque os nossos meninos são uns santos. Ah, pois são! Viemos para o banho antes do jantar e acho que correu bem. Depois fomos jantar pizza e gostei muito.

Fomos para o serão, que foi muito divertido e o meu grupo ficou em 2º lugar. Foi muito fixe e os meninos ficaram muito contentes. O serão correu bem e depois dos monitores das camaratas terem adormecido fizemos uma reunião que já acabou e continuei a escrever a minha página do diário.
Espero falar contigo brevemente.
Helder Antunes

26/7
Querido diário,
Hoje o dia começou tal como os outros dias com o pequeno almoço. Como sou monitora rotativa, hoje calhou-me um grupo e como tal tive de estar a fazer a limpeza das camaratas. Fomos à praia onde os miúdos brincaram na areia e fizeram as estafetas malucas, nas quais participaram poucos elementos de cada grupo.
Acabada a manha voltámos à casa da colónia para o almoço e sesta.

Depois da sesta foi feita uma actividade com os miúdos, foi o jogo da orientação. Este jogo consistia em andar à procura de letras que estavam espalhadas pelas ruas do Pedrógão. Foi dado um mapa a cada um dos grupos onde estavam marcados os pontos onde essas letras estavam. No final de percorrer o percurso todo que era necessário, juntámos as crianças dos grupos, para com essas letras que fomos obtendo ao longo deste passeio de orientação, formar a frase.
Chegados todos os grupos à casa foi dado o banho à criançada toda e de seguida o jantar.
Depois do jantar todas as crianças foram juntas na sala na sala de vídeo, para o PA ensaiar com elas os cânticos para a missa que se realizou posteriormente.
E foi assim que se passou mais um dia divertido nesta colónia.
Lídia Espírito Santo

27/7
Querido diário,
O dia de hoje resume-se no seguinte: "Uma mistura de emoções".
Foi um dia muito especial para mim, fiz os 20 aninhos junto dos meus novos amigos (monitores e crianças da colónia).
Assim que começou o dia, os monitores fizeram-me uma surpresa, cantaram-me os parabéns com direito a bolo e tudo. Para além disto, deram-me um coelhinho de peluche muito fofinho; eles são uns queridos.

Quando me levantei, a Patrícia da minha camarata, veio ter comigo toda contente a dizer que tinha uma surpresa para mim: não tinha feito xixi na cama. Tal era a felicidade da miúda, que andou o dia todo a dizer aos monitores que não tinha feito xixi na cama.
Ao pequeno-almoço cantaram-me todos os parabéns, e para substituir as crianças e não gerar confusão a dar-me beijinhos, quem o fez foram dois monitores. O beijinho foi muito, muito... olha foi um beijinho de vaca, um da Marília e um que me deixou toda babada, o do Nelson o que me fez ir lavar a cara de imediato. Com o aproveitar da situação e dando a desculpa de que tinha a cara suja, o Maia fez com que eu fosse parar com a cabeça debaixo da torneira da cozinha.

Depois de uma manhã de limpezas e praia fomos fazer a sesta. Mais uma vez tive uma surpresa, a minha família apareceu cá para me cantar os parabéns.
Seguidamente fomos fazer um peddy-paper que deixou os miúdos de rastos, eles só diziam que não conseguiam andar mais, mas no fim de contas eles até gostaram da actividade, pois tiveram oportunidade de conhecer mais um pouco de Pedrogão. Só houve um problemazito, por ser domingo muitos pais queriam ver os filhos e isso fez com que a realização desta actividade sofresse um ligeiro atraso.

O serão foi espectacular, devo dar os meus parabéns à Marília: ela apresentou muito bem o jogo dos afectos, só tive pena deste não ter sido terminado devido ao cansaço dos miúdos e a ser muito tarde.
Como de costume foi realizada a oração da noite, mas esta hoje tocou-me muito, pois dois miúdos do meu grupo (os gémeos), agarraram-se a mim e um deles até me deu um beijinho. "Pareciam" uns anjinhos. Atenção: "pareciam".
Neste momento estamos em mais uma fabulástica reunião de monitores, mas para além de sentir felicidade por ter sido um dia excelente, um aniversário que nunca irei esquecer, tenho um sentimento de tristeza, por não ter tido contacto com umas pessoas a quem dou muito valor. Não se pode ter tudo, mas desde que se tenha amigos que nos ajudem a passar estes momentos menos bons consegue-se ser feliz.

Acho que por agora já chega de conversa, pois está tudo com pressa para ir ver o programa "Nasci para a Música", uns para verem a prima do Maia e outros para verem os Anjos.
Despeço-me agradecendo aos meus novos amigos por tudo. Beijocas de boa noite.
P.S.: Aproveitem todos os momentos e tenham paciência com as crianças, mesmo naqueles momentos em que ela se esgota. As crianças são a melhor coisa que há na vida.
Filipa Rosa

28/7
Querido diário,
Aqui estou eu na reunião que fazemos todos os dias, eu e os restantes monitores. Nesta reunião, ao contrário das outras, não está presente a Marília e o Helder, pois saíram para resolver o problema do autocarro para a viagem a fazer amanhã.
Hoje foi um dia, particularmente difícil, na medida que houve muitas baixas no grupo que faz mover esta colónia, havendo monitores cansados, doentes e cheios de sono, mas o esforço e algum sacrifício para nos aguentarmos firmes todo o dia, vale a pena. Neste dia estive de serviço, ajudei nas refeições e no serão, que tinha a Noite de Terror, governada pela praxe na qual fui uma das vítimas. Mas foi muito divertido e as crianças gostaram e isso é que importa.

Se estou aqui a escrever esta página de diário é graças a uma grande amiga e com certeza uma das melhores amigas que terei na minha vida e só tenho de lhe agradecer. E aqui nesta colónia ganhei novos amigos que nunca esquecerei, passei por experiências carregadas de emoções, aprendi muito e com certeza irei voltar, pois é uma experiência a voltar.
Um dos motivos que me trouxe aqui foi afastar-me dos problemas da minha vida, encontrar um refúgio onde pudesse carregar energias e fazer algo de útil. De certo modo assemelho-me às crianças desta colónia, encontrando aqui um refúgio onde podem viver momentos mágicos e recheados de divertimentos e onde o sorriso governa ou deveria governar.

Vou-me despedir dizendo que todos nós temos uma criança dentro de nós e nunca esquecer disso e todos devemos lutar pela nossa felicidade e se cairmos só temos de levantar, tal como os bebés que ao aprenderem a andar caem, mas levantam-se e continuam a tentar a aprender a andar. Temos de aprender a viver, a sermos felizes e a fazermos felizes os outros e se o nosso passado é mau, só temos de lutar por um destino melhor. Como aprendi com a vida, as frustrações e as tristezas são tão importantes como as alegrias, só temos de vivê-las. Até um dia e obrigado.
Pedro Freitas

29/7
Amigo diário,
Mais um dia de colónia que terminou... e este foi um dos mais difíceis para mim! Pois é: a má disposição de ontem deixou-me de rastos e foi muito complicado passar este dia com os miúdos, mas com um bocadinho de carinho e amor pelas crianças tudo se ultrapassou!

O nosso dia começou com o pequeno almoço e com a arrumação das camaratas. Depois fomos para a praia onde fizemos o jogo dos sapatos, que decorreu um pouco atabalhoadamente, e levámos os meninos ao banho, com a habitual excitação que tal acto implica. Apesar do frio, vale sempre a pena ver aquele sorriso milagroso no rosto lindo das crianças!
Após o almoço e a sesta, que terminou às 16 horas (um pouco tarde de mais para desenvolver as actividades pretendidas para depois), fomos novamente para a praia onde tentámos realizar uma caça ao tesouro com diversos jogos. Ao contrário do que costuma acontecer, hoje quase todas as crianças aderiram às actividades desenvolvidas.
Depois do banho e do jantar demos início à nossa sessão de cinema, onde assistimos ao nosso filme em cartaz : "A Idade do Gelo".

Neste momento estamos numa apressada reunião de monitores, porque ainda nos espera a tão esperada oração de monitores.
Para finalizar, gostava de agradecer, do fundinho do meu coração, o apoio de todos o monitores durante estes dois últimos dias, extremamente difíceis para mim, e pedir para que nunca se esqueçam que por mais pobres que sejamos temos sempre algo de muito especial para oferecer... o nosso SORRISO.
Marisa Faria

30/7
Querido diário:
O dia de hoje, como não podia deixar de ser, e bem à semelhança de todos aqueles que passei nesta colónia, foi muito especial para mim.
Senti ao longo de todo o dia um ambiente diferente. Apesar do cansaço ser já uma constante, os sorrisos continuam a imperar. A diversidade de emoções e os esforços conjuntos dos monitores para que tudo funcione o melhor possível faz com que ajudar a mover esta colónia seja do melhor. Durante o dia organizamos brincadeiras e jogos com os meninos e eles adoraram, a adesão foi quase total.
Depois viemos para casa um pouco mais cedo que o habitual, pois tínhamos à nossa espera um magnífico jantar de gala era preciso vestirmo-nos a rigor, os nossos meninos envergando as suas melhores vestes, com um bocadinho de perfume e os cabelos muito bem penteados lá foram jantar.

Após o jantar e em jeito de despedida, no serão, alguns meninos foram galardoados com um globo de ouro de uma determinada categoria, o que também aconteceu com os monitores. Eu, querido diário, trouxe comigo o globo da monitora mais maluca. Sim, escrevi bem, a mais maluca! Estás surpreendido? Imagina então como é que eu fiquei, em apenas 10 dias já me conhecem tão bem... acho que é preocupante...
Há pouco, na hora de deitar, algumas das minhas meninas que choraram todas as santas noitinhas com saudades das mamãs, avós, etc... aperceberam-se que estão quase... quase... quase a ir para casa e... choraram na mesma, mas desta vez por uma outra razão, porque, afinal, até queriam ficar mais tempo.

Pois é, querido diário, apesar de, às vezes, fazermos cara feia aos nossos meninos, eles já não nos querem largar, mas vai ter mesmo de ser.
E pronto, querido diário, foi assim um dos últimos dias nesta colónia.
Uma beijoca e até breve, eu espero!
Sandra Carvalho

31/7
Meu querido diário,
Mais um dia, mais emoções... como é normal, o acordar é sempre aquela parte que mais custa, ai que já me esquecia... hoje até me acordaram a tempo... a oração foi na capela e eu até cheguei a horas! Milagre! Dormir numa 'suite' tem destas coisas!
Acordei com tanta fome que a minha pequenita barriga já tinha o relógio a bater nas 9h10.

O meu pequeno-almoço correu normalmente e eu comi, comi, comi que já me esquecia da dieta, mas como tinha grupo e tinha de limpar a camarata do Pedro... Ufa!, ainda bem que me livrei da camarata do Nelson...
De seguida, a areia já estava no nosso horizonte e chega o nosso amigo PA para tirar as fotos de grupo. Ah, e como as crianças ficam lindas e com um sorriso de encher o nosso coração de uma felicidade de saber que pelo menos nestes dias elas são felizes e que o nosso trabalho vale a pena...

Praia, areia, jogos e banho... Hoje tínhamos uma grande lagoa e que banho que os "putos" tomaram! Estiveram bastante tempo dentro de água. Foi até se fartarem. Claro que eles nunca se fartam, mas já estavam cansados, lá isso estavam...
O almoço correu como todos os dias, os "putos" nunca se calam e eu estava desejoso da hora da sesta, período no qual nós descansamos ou fechamos os olhos durante breves instantes.

A tarde já foi mais ao gosto dos miúdos, buracos e mais buracos e areia pelo ar, lá andaram à sua vontade...
Basta de falar contigo hoje, o dia foi excepcional, o serão brilhante e eles adoraram. Agora resta acabar a reunião de monitores que hoje é a avaliação do período de colónia e por fim saber que é o meu amigo secreto...
Adeus e até para o ano...

Nuno MaiaMaia


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia