paroquias.org
 

Notícias






Homicídio de Padre Pedófilo Planeado "Durante Semanas"
2003-08-27 11:45:51

O homem que no fim-de-semana passado estrangulou o padre pedófilo John Geoghan planeou o ataque ao longo de várias semanas, segundo autoridades do estado norte-americano do Massachussets.

Geoghan estava na cadeia por crimes de violação e pedofilia (terá molestado 150 rapazes ao longo de três décadas), cometidos enquanto era padre católico. As acusações foram o início de uma avalancha de revelações sobre pedofilia na igreja católica dos EUA.

Geoghan, de 68 anos, tornou-se numa figura famosa. E por isso, era um alvo na cadeia onde cumpria uma pena de dez anos. Havia medidas especiais para o proteger, mas elas não o salvaram do seu assassino, Joseph Druce.

"Ele via o padre Geoghan como um 'prémio'", disse ao "Boston Globe" o procurador John Conte, referindo-se a Druce. "Não há dúvidas de que ele planeou o crime durante meses."

Druce, de 37 anos, está a cumprir uma pena de prisão perpétua por ter assassinado um homossexual em 1988. Pertence à Aryan Nation, um grupo racista com muitos membros nas prisões americanas. "[Druce] tem uma fobia antiga em relação a homossexuais de qualquer tipo, está cheio de ódio contra eles", disse Conte.

No sábado, depois do almoço, Druce seguiu Geoghan até ao interior da cela. Quando as portas foram fechadas, entalou nas dobradiças uma escova de dentes e um livro. Terá passado mais de um mês a cortar o livro até que ele tivesse o formato ideal. Com o livro e a escova de dentes a servir de calços, Druce atou as mãos de Geoghan com uma t-shirt e depois usou um par de meias especialmente preparadas para estrangular o padre.

O governador do Massachussets, Mitt Romney, nomeou esta semana uma comissão para investigar o crime. "Vamos reavaliar todas as nossas políticas", declarou o secretário de Segurança Pública daquele estado do Nordeste dos EUA, Ed Flynn; "Não podemos fugir ao facto de que um prisioneiro morreu numa das nossas cadeias."

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia