Diocese de Braga Reformula Divisões Administrativas
2001-02-23 22:58:12

A diocese de Braga vai rever as fronteiras dos seus arciprestados, o que deverá implicar a criação de novas instituições intermédias entre as paróquias e a Igreja diocesana. Em conferência de imprensa realizada ontem, D. Jorge Ortiga, o arcebispo primaz bracarense, para além de apresentar oficialmente os seus dois novos bispos auxiliares, revelou a intenção de "reformular" a divisão administrativa da Igreja bracarense.

"É quase impossível gerir arciprestados como o de Barcelos, com perto de noventa paróquias, ou como o de Guimarães, com cerca de oitenta", referiu D. Jorge Ortiga, que quer ver na diocese que dirige "menos foguetes e mais preparação interior". Para a revisão das fronteiras, muito contou também a criação de novos concelhos, como Vizela e Trofa.

Numa diocese com cerca de quinhentas paróquias, a prioridade é agora aproximar a hierarquia diocesana das comunidades cristãs. Para isso, D. Jorge garantiu já um aumento do número das visitas pastorais. De resto, os dois novos bispos auxiliares da Igreja bracarense têm como principal função estreitar as relações entre a diocese e as paróquias. D. Antonino Dias e D. António Marto, os dois auxiliares recentemente nomeados, têm já "mapas" com a definição das áreas geográficas pelas quais são responsáveis.

Para além dos arciprestados, os dois auxiliares vão ainda assumir outras funções: D. António Marto será o coordenador da acção pastoral e presidente do Instituto de História e Artes Cristãs; a D. Antonino Dias caberá a tarefa de acompanhar os seminários diocesanos, a Fraternidade Sacerdotal e o Instituto Diocesano de Apoio ao Clero, bem como coordenar a administração diocesana.

Esta foi, aliás, uma das grandes novidades da nova distribuição de funções na diocese de Braga. Com D. Antonino Dias a assumir o cargo de moderador da Cúria, o cónego Eduardo Melo - o omnipresente sacerdote que durante muitos anos foi uma das mais importantes figuras da Igreja bracarense - acabou por, na opinião de alguns sacerdotes, "perder influência". Na verdade, o cargo de moderador da Cúria só agora foi ocupado, mas as funções que lhe estão inerentes sempre foram cumpridas pelo cónego Eduardo Melo, que mantém, contudo, o título de vigário-geral da diocese.

Fonte Público