«Irmãs da Catequese» formam catequistas
2003-08-27 23:38:05

“Notou-se um crescer na fé” – foi assim que a irmã Raúla Margarida, Directora do Centro Catequético de Nossa Senhora de Fátima, classificou, à Agência ECCLESIA, mais um curso geral de formação de catequistas, realizado em Fátima, de 18 a 27 de Agosto.

Um iniciativa, promovida pelas Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, ou então as «irmãs da catequese» como são conhecidas, que comemorou as bodas de prata (25 anos) e que pretende ajudar os catequistas na evangelização. E avança: “queremos que todas as dioceses do país tenham catequistas bem preparados para exercer este ministério da igreja”.
Este ano, o grupo (cerca de 90 participantes) “foi mais reduzido devido aos incêndios” mas “mais propício a trabalhar convenientemente” – referiu a Irmã Raúla Margarida. Com o número dos anos anteriores (mais de uma centena) “trabalhamos com mais dificuldades em termos de trabalhos práticos”. Um curso com duas etapas formativas onde a “única novidade está na forma intensiva de ministrá-lo”. Uma formação “espiritual vivencial através das orações, celebrações e vigílias” que está integrada no conjunto das aulas: “disciplinas bíblico – teológicas, pedagógicos, psicologia, catequética”.
Vinte cinco anos a dar cursos de catequese mas quando a Congregação foi fundada, em 1931, “nasceu mesmo para a evangelização” – salientou a irmã Raúla Margarida. E acrescenta: “somos missionárias reparadoras que nos dedicamos à evangelização” por isso “fomos logo de início para Angola, Moçambique e Cabo Verde”. Uma missionação «Ad gentes» é o termo qualificativo “desta linha evangelizadora” – concluiu.