25 anos da eleição de João Paulo I
2003-08-27 23:36:51

No dia 26 de Agosto de 1978 era eleito bispo de Roma, com o nome de João Paulo I, o patriarca de Veneza, Albino Luciani, cuja causa de beatificação começará oficialmente nos próximos meses.

A celebração desta efeméride (25 anos) e deste pontificado, que só durou 33 dias, será presidida pelo actual patriarca de Veneza, o arcebispo Angelo Scola, em Canale d’Agordo, terra natal de João Paulo I.
Precisamente o bispo de Belluno-Feltre, diocese à qual pertence Canale d’Agordo, D. Vincenzo Savio, concluiu nos últimos meses de maneira positiva a investigação que verificou as premissas para abrir a causa de beatificação.
A causa será introduzida oficialmente no próximo outono, e actualmente estão a ser criadas as comissões históricas e teológicas. Já se realizaram alguns interrogatórios para recolher testemunhos. “É importante ter Luciani como companheiro que nos leve a descobrir a santidade quotidiana” - afirma D. Savio ao explicar os motivos que o levaram a empreender esta investigação. “Luciani não é um santo que se caracterize por muitos milagres ou obras. A sua santidade consiste no exercício das virtudes quotidianas, no carácter do dia-a-dia da vida” - explica.
Albino Luciani nasceu a 17 de outubro de 1912. Ordenado sacerdote em 7 de julho de 1935, dedicou seu ministério sacerdotal ao estudo da teologia e à formação de seminaristas da diocese de Belluno, de cujo seminário foi vice-reitor. Nomeado bispo de Vittorio Veneto, em 1958, participou nas quatro sessões do Concílio Vaticano (1962-1965). Em 1969, Paulo VI o nomeou patriarca de Veneza.
O padre Diego Lorenzi, da Pequena Obra da Divina Providência de D. Orione, secretário do cardeal Albino Luciani desde 1973, recorda que era tímido, caminhava por Veneza vestido como qualquer outro sacerdote. “Mas há que acrescentar que quando tinha de dizer a verdade não tinha timidez capaz de amordaçá-lo” - recorda.