paroquias.org
 

Notícias






PORTUGUESES AFUGENTAM O DIABO
2003-08-26 15:06:10

A Igreja Católica assinala este fim-de-semana a festa em honra de S. Bartolomeu, um apóstolo que as populações cristãs se habituaram a adorar devido à sua luta contra o Diabo.

O receio das influências demoníacas na acção humana incentiva mesmo os crentes a respeitar a realização de uma série de ritos, através dos quais acredita poder exorcizar a figura que personifica o mal.

Há quem leve as crianças ao banho santo para afastar o demónio
Há quem leve as crianças ao banho santo em águas gélidas ou coma ovos e carne de galinha preta, assim como quem evite andar de costas ou passar debaixo de escadas. Para exorcizar o mal usam-se também expressões latinas como 'vade retro' ou 'abrenuntio', reza-se o Pai-Nosso de cruz ou usa-se o próprio sinal da Cruz. A procura dos serviços das bruxas deve-se igualmente ao medo e necessidade de combater os receios por males que se acredita serem provocados por acção do Diabo.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, diz que se trata de manifestações resultantes da "piedade popular não devidamente fundamentada" e que perdura graças à "ingenuidade" própria das populações e à ignorância sobre a verdade teológica. "O Diabo existe, que ninguém tenha ilusão do contrário, mas as pessoas não deveriam ter medo dele, apenas respeito e preocupação num estilo de vida honesto, transparente e autenticamente cristão", sustentou o prelado.

No entanto, o sociólogo Moisés Espírito Santo garante que os ritos anti-satânicos e de exorcismo têm uma base religiosa e até faziam parte da Liturgia Católica até aos anos 60, além de terem sido usados recentemente pelo Papa. Por outro lado, em seu entender, o medo do Diabo não é um sentimento exclusivamente religioso ou de crentes, generalizando o tipo de pessoas envolvidas em ritos ora mais ora menos públicos.

"São actos de pessoas que, sejam crentes ou não, visam sempre exorcizar o Diabo e o mal que a figura representa", afirma o sociólogo, defendendo que, de uma forma geral, as pessoas têm medo do Diabo ou de certos comportamentos humanos influenciados por uma figura de cuja existência a Igreja não duvida e que é comum às mais diferentes religiões – seja Muçulmana, Judaica ou outra. Frisa mesmo que "até os não-crentes acreditam em poderes extra ou super-humanos ligados ao mal, como o mau-olhado ou os fei-tiços".

Em seu entender, os ritos anti-Satanás produzem muitas vezes efeitos concretos e eficazes, apontando como exemplo as tradições das festas de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende, onde as crianças são banhadas no Atlântico e cumprem determinadas 'regras' que eliminam determinados problemas.

"São vários os casos de crianças que, graças ao chamado 'Banho Santo', perdem medos, como sejam traumas nocturnos, a gaguez, a timidez ou até o raquitismo, que muitas vezes resulta do medo psicológico das crianças em enfrentar a vida", atesta Moisés Espírito Santo, sublinhando que são "teorias populares fundamentadas e que têm a sua eficácia".

Embora reconheça que as manifestações anti-satânicas se verifiquem mais no Norte, o sociólogo defende que o medo do Diabo está longe de ser um fenómeno exclusivo de uma região ou de uma determinada crença.

"No Sul, assiste-se a uma menor tradição nos ritos de exorcismo, não porque as pessoas não acreditem no Diabo ou não tenham medo dele, mas apenas porque no Norte as tradicionais manifestações públicas têm maior tendência a perdurar por haver mais multidões religiosas", refere Moisés Espírito Santo, lembrando os rituais de S. Bartolomeu de Messines, no Alentejo, onde se exorcizavam até ovelhas.

O sociólogo reforça ainda que "as pessoas que acreditam em Deus, também crêem no oposto, mas não é preciso ser crente para se ter receio do Diabo, como comprovam as idas às bruxas ou o medo de feitiços e influências malévolas".

O presidente da Câmara da Ponte da Barca, Cabral de Oliveira, recorda que há cerca de 40 anos, também em tempo de crise, o responsável do município decidiu que não havia festas, mas o povo acabou por, de forma espontânea, sair em multidão para a rua para assegurar que os ritos da festa contra o Diabo se cumprissem.

CRENDICES E ALMAS DO OUTRO MUNDO

As crendices, com diabos à solta e almas do outro mundo, sempre foram apanágio dos povos. Em determinada crónica das "Pontas de Fogo", Manuel Sequeira Teles, pároco de Pensalvos, Vila Pouca de Aguiar, afirmou que o Diabo "o afrontava com a estola", porque segundo diz "também estava receoso dessas coisas dos bruxedos e da importância que eles têm para as pessoas, menos bem formadas espiritualmente”.

“Fiz uma análise e leitura destes casos e cheguei à conclusão de que a epilepsia, por exemplo, tem dados que a gente julga que são diabos”, diz.

Dizendo não acreditar em satanás, exorcismos, ou práticas esotéricas, o padre Sequeira Teles não tem, hoje, pejo em afirmar que quando afirmava poder afrontar o diabo com a estola "estava muito verde, era como que um aluno que vai para a escola primária”.

“Hoje posso dizer que sou perito a falar disso e não acredito em nada disso. Diabos existem, mas é cá no mundo. Diabos somos nós uns para os outros." "Há pessoas que querem que se façam bruxedos ou que pensam ser capazes de os fazer. Mas ninguém os faz nem os desfaz, é tudo uma grande aldrabice, desafio alguém a provar-me o contrário", diz o padre Sequeira Teles.

FESTAS E FEIRAS

FERMENTELOS

Emigrantes dos quatro cantos do mundo encontram-se neste fim-de-semana, para reviver as antigas tradições da Pateira de Fermentelos, Águeda. Hoje, está prevista a reconstituição da apanha do moliço, seguida de convívio, e amanhã será a vez das provas de canoagem.

PORTO

A Junta de Freguesia da Foz do Douro 125 mil euros no programa das Festas de S. Bartolomeu, que serão este ano "as maiores de sempre". As festas começaram ontem, decorrem até 31 de Agosto e estão centralizadas no Jardim do Passeio Alegre, junto à foz do rio Douro.

COIMBRA

A tradicional Feira de S. Bartolomeu, dedicada à venda de cebolas, está a decorrer na Praça do Comércio, em Coimbra, até amanhã. O certame, promovido pelo Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, de Cernache, também tem tasquinhas com pratos regionais.

SACAVÉM

Os festejos anuais da cidade de Sacavém em honra de Nossa Senhora da Saúde têm início a 1 de Setembro e prolongam-se até ao dia 7. Os festejos incluem espectáculos musicais, animação popular e celebrações religiosas que culminam com uma procissão no último dia dos festejos.

SALVATERRA

Salvaterra de Magos está em festa neste fim-de-semana e na segunda-feira e privilegia a música. Actuação de ranchos folclóricos e de agrupamentos musicais, como os Santamaria, Quinta do Bill, Rubigan 12 e Apollo 7, além de cantores como Romana, Pedro Miguéis e Iran Costa são alguns destaques.

ALCOBAÇA

A Feira de São Bernardo termina amanhã. Hoje é possível assistir a provas de equitação à portuguesa, com prova de campinagem e vacada. À noite há um concerto de música, com os Loto. Amanhã há um passeio a cavalo pela cidade, entrega de prémios, prova hípica de velocidade, concurso de saltos e música de Tony Carreira.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia