Nova basílica de Fátima deve arrancar em Novembro
2003-08-13 21:34:58

A nova Basílica do Santuário de Fátima poderá arrancar ainda este ano se não se atrasar a licença da autarquia para a construção da obra.

As obras da Igreja da Santíssima Trindade deverão começar no próximo mês de Novembro, "se Deus quiser", porque "estas coisas têm sempre de ter um se Deus quiser acentuado" referiu em conferência de imprensa o reitor do Santuário de Fátima, na abertura da Peregrinação Internacional do Migrante e do Refugiado, ontem.
O arranque da construção depende sobretudo da emissão de licença por parte da Câmara Municipal de Ourém e da garantia de financiamento das obras que a edilidade pretende ver efectuadas nas imediações do santuário, nomeadamente a requalificação da avenida D. José Alves Correia da Silva.
O Pe. Luciano Guerra mostrou-se esperançado que o Governo venha a considerar o projecto, até pelo número de postos de trabalho que vai gerar.
Segundo o reitor do santuário, "a igreja terá um grande átrio, com dois espelhos de água e duas escadarias que levarão os peregrinos até às capelas da reconciliação, no subsolo."
A igreja terá forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do templo.
Com custo estimado em 40 milhões de Euros, o templo terá capacidade para nove mil lugares sentados e deverá estar concluído em 2007. O santuário compromete-se a efectuar, pelo valor de seis milhões de Euros, um túnel defronte ao novo templo sobre o qual se fará a circulação pedonal entre o santuário e o Centro Pastoral Paulo VI.
Entretanto, os responsáveis do Santuário impõem penalizações aos projectistas se o custo da obra ultrapassar os 15% dos 8 milhões de contos previstos. Trata-se de uma medida para assegurar o rigor financeiro da execução da obra, como sublinhou o reitor do Santuário de Fátima,
"Espero que, se tudo correr bem, [as obras] arranquem este ano e depois em três anos deveríamos terminá-la. Não podemos ter surpresas do ponto de vista financeiro, temos que saber às quantas andamos", explicou o Pe. Luciano Guerra.