Geminação paroquial dá frutos em Cabo Verde
2003-08-12 08:34:15

São muitas as motivações que levam mais de 230 jovens voluntários portugueses em Missão até países lusófonos. No caso do projecto “Uma semente em Cabo Verde” é o acordo de geminação entre a paróquia da Apúlia, na Diocese de Braga, e a de São Tiago em Cabo Verde que faz levantar voo a 17 jovens do grupo “A semente”.

Segundo o Pe. Manuel Neiva, pároco da Apúlia, esta dinâmica nasceu no Grande Jubileu de 2000 e do seu contacto pessoal com vários missionários.
“A paróquia respondeu muito bem a este apelo da geminação e esta ida a Cabo Verde é uma das respostas diante da nossa responsabilidade de ser missionários. Fico satisfeito por ver que a nossa paróquia está a viver este acontecimento da geminação de forma autêntica”, afirma.
Durante três semanas, de 10 a 31 de Agosto, esta representação portuguesa irá desempenhar um programa de acção nas áreas da educação e acção social, evangelização e conhecimento. Nele se incluem a construção de uma sala para actividades juvenis e um curso de iniciação à Bíblia, orientado pelo Pe. Manuel Neiva e uma aluno do 5º ano da Faculdade de teologia de Braga.
O orçamento para esta missão ultrapassa os 15.000 Euros, na sua grande parte suportados pela comunidade paroquial da Apúlia. “Lançámos um apelo à população, os jovens lançaram actividades para a angariação de fundos e ainda conseguimos recolher imenso material escolar que vai connosco, além de 200 Bíblias para os participantes do curso”, revela satisfeito o Pe. Neiva.