paroquias.org
 

Notícias






Setecentas famílias moçárabes conservam vivo rito católico mais antigo da Península Ibérica
2003-08-07 23:05:39

Poucas tradições persistiram à passagem dos séculos com a intensidade da comunidade moçárabe, que mantém viva a liturgia de origem hispano-goda desde que as suas terras estiveram sob domínio muçulmano.

Na actualidade, a comunidade é formada por cerca de 700 famílias, a maior parte das quais de Toledo, Espanha.
Moçárabe (do árabe musta´rab, arabizado) denomina a pessoa, família, cultura e arte ibéricas que conservaram a sua identidade nos reinos árabes da Península.
As famílias que hoje em dia formam a comunidade moçárabe estão perfeitamente integradas na comunidade eclesial, embora no passado tenham gozado de grande autonomia, com líderes próprios mesmo a nível administrativo.
Uma das particularidades mais notáveis para quem se cruza com a liturgia moçárabe é a música, materializada no canto. Apesar de tudo, ainda hoje não se conseguem encontrar as chaves que permitam ler as melodias originais, escritas num conjunto de acentos graves e agudos similares ao canto gregoriano.
Outra singularidade do rito é que grande parte do mesmo é em Latim. A ordem da missa também é diferente, dado que a saudação da paz é antes da consagração e o Credo é rezado depois, enquanto no rito latino é ao contrário.
A comunidade conta com um ramo social, a Irmandade de Cavaleiros e Damas Moçárabes, onde as pessoas são admitidas aos 16 anos após uma cerimónia presidida pelo Arcebispo de Toledo, primaz de Espanha.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia