paroquias.org
 

Notícias






Pároco de Oleiros fala de destruição total
2003-08-06 19:49:19

Quando a agência ECCLESIA contactou o Pe. Martinho Cardoso Pereira, pároco de Oleiros, ele acabava de chegar do funeral do homem engolido pelos incêndios que desfiguraram essa terra. E as palavras ainda custavam a sair.

“Na nossa vila, de Domingo para cá, foi um pandemónio. O fogo veio da Sertã e galgou quilómetros e quilómetros ao ritmo de um comboio de alta velocidade para não deixar uma única folha verde”, relata.
O fogo passou por cima da casa do pároco e andou a passear no centro da vila, queimando tudo o que podia arder. O Pe. Pereira confessa que “foi uma tarde diabólica, só se ouviam gritos e lamentos; agora é preciso dar uma palavra de esperança embora não se possa falar muito nestas alturas”.
A chamada “zona pastoral do pinhal” está, neste momento, reduzida a cinzas, segundo o nosso entrevistado. “Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Mação confinam todos uns com os outros”, explica. O resto é o que se sabe...
Nesta altura as lágrimas misturam-se com as cinzas, como pudemos testemunhar. “Aqui ardeu-nos uma capela completamente, estive lá ontem à tarde e tive chorar, está tudo queimado”, confessa o Pe. Pereira num momento em que as lágrimas ainda não se conseguem conter.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia