João Paulo II lamenta falta de "católicos adultos"
2003-07-28 21:33:29

A difusão do ateísmo prático, no qual se vive como se Deus não existisse, exige um sério exame de consciência por parte de cada católico, defende João Paulo II.

“Com frequência o conhecimento do cristianismo é tido como um dado adquirido enquanto, na realidade, a Bíblia é pouco lida e estudada, nem sempre se aprofunda a catequese, participa-se pouco nos Sacramentos. Deste modo, em lugar da autêntica fé, difunde-se um sentimento religioso genérico e pouco empenhativo, que se pode converter em agnosticismo e ateísmo prático», afirmou o Papa durante a oração mariana do «Angelus» no passado Domingo.
O Papa, após recordar que o primeiro mandato que a Igreja recebeu de Cristo é «proclamar o Evangelho até os confins da terra», reconheceu que este compromisso hoje deve ser «renovado». Esta situação, indicou, «exige a presença de católicos adultos na fé e de comunidades cristãs missionárias que testemunhem o amor de Deus a todos os homens».
«Este renovado anúncio de Cristo tem que ser acompanhado por uma profunda unidade e comunhão dentro da Igreja, assim como por um sincero compromisso no campo ecuménico e no diálogo com os seguidores de outras religiões», insistiu.