IV Curso de Verão

Faculdade de Teologia – Lisboa
9 a 11 de Setembro de 2003
O Espírito na Cidade
Para uma leitura crente da vida urbana

PROGRAMA DO CURSO
Terça-feira, 9 de Setembro
A cidade mutante
11h00 – Acolhimento e entrega de documentação 12h00 – Sessão de abertura Carlos Pessoa Paes (Coord. Grupo de Trabalho do ICNE) 12h45 – Intervalo para almoço 14h30 – A cidade como lugar teológico Peter Stilwell (Director da Faculdade de Teologia)
15h30 – A cidade em mutação-Isabel Guerra (ISCTE) 16h30 – Intervalo 17h00 – Debate
Quarta-feira, 10 de Setembro As margens -Círculos de reflexão aprofundada 09h30 – Lançamento do trabalho do dia 10h00 – Círculos I – Migrantes
II – Terceira Idade
III – Dependências
12h45 – Intervalo para almoço
Resposta crítica ao trabalho dos círculos
14h30 – José Tolentino Mendonça( Dep. Escritura, FT) 15h30 – M. L. Marinho Antunes (CE Religiões e Culturas, FT)16h30 – Intervalo
17h00 – Alfredo Bruto da Costa (F.CiênciasHumanas, UCP) 17h45 – Debate
Quinta-feira, 11 de Setembro
As comunidades Círculos de reflexão aprofundada
09h30 – Lançamento do trabalho do dia
10h00 – Círculos
I – Paróquias e pólos comunitários
II – Movimentos
12h45 – Intervalo para almoço
Resposta crítica ao trabalho dos círculos
14h30 – José Nunes (Teol Pastoral, FT)
15h30 – Alfredo Teixeira (CE em Ciência das Religiões, U.Lusófona)
16h30 – Intervalo
17h00 – Debate
«Não trago Deus em mim mas no mundo o procuro Sabendo que o real o mostrará»
Sophia de Mello Breyner Andresen

Com o VI Curso de Verão a Faculdade de Teologia inicia uma colaboração directa com o Congresso Internacional para a Nova Evangelização – Viena 2003, Paris 2004, Lisboa 2005, Bruxelas 2006 (ICNE).
Uma convicção nos move: «O Espírito sopra onde quer; ouves a sua voz mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito» (Jo 3, 8).
Como ver e apreciar a novidade do Espírito numa vida urbana em mutação? Não haverá verdadeira Missão na Cidade, se não soubermos de que cidade falamos, nem tivermos aprendido a reconhecer os sinais do Espírito que nela sopra.
Há quem tenha desenvolvido na prática essa arte evangélica da vigilância. Será o trabalho dos Círculos de reflexão aprofundada recolher essa experiência vivida para a reflectir. Escolhemos duas áreas concretas para a auscultar: As margens e As comunidades. Representantes de grupos, movimentos, obras e comunidades da Igreja Católica com trabalho efectivo nessas áreas tentarão identificar o que tem caracterizado o seu olhar e o que têm visto da acção renovadora do Espírito no seu campo de trabalho na cidade.
A reflexão de cada círculo será escutada por um perito que, na tarde do mesmo dia, apresentará a sua Resposta crítica.
Dos critérios identificados «para um olhar crente sobre a vida urbana» partirão desafios para a Semana de Estudos Teológicos, em Fevereiro de 2004, e para o Simpósio sobre a Vocação Missionária da Igreja, em Maio do mesmo ano.
Preço de Inscrição Até 20 de Julho Normal: 25 € Estudantes: 15 €
Depois de 20 de Julho Normal: 30 € Estudantes: 20 € Informações e Inscrições Direcção da Faculdade de Teologia Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Tel.: 217214000; 217214152 E-mail: ft@ucp.pt