paroquias.org
 

Notícias






O homem não está abandonados às forças do cosmos diz o Papa ao comentar o Salmo 146
2003-07-24 20:59:59

Ao comentar, durante a Audiência geral da quarta-feira, o Salmo 146, que a Igreja reza nas Laudes da quinta-feira da quarta semana da Liturgia das Horas, o Papa João Paulo II recordou que o destino do homem está sempre nas mãos de Deus.

Ao falar do salmo intitulado“Potência e bondade do Senhor” na residência papal de verão em Castel Gandolfo, o Pontífice disse que esta oração é um convite a louvar a Deus “por suas intervenções na existência humana e em particular em favor de Jerusalém e de Israel”.

“Descrevendo àquele em quem se compraz o Senhor, o Salmo nos convida a uma dupla atitude: de temor religioso e de confiança” , acrescentou o Santo Padre, ao recordar que “não estamos abandonados a nós mesmos ou às energias cósmicas; estamos sempre nas mãos do Senhor por seu projeto de salvação”.

O Senhor se apresenta como “um grande artífice e como um pai que se inclina às feridas interiores e físicas, presentes em seu povo humilhado e oprimido”, disse o Papa; mas explicou que “a obra de Deus, não se manifesta unicamente aliviando seu povo dos sofrimentos. Ele, que cobre de ternura e solicitude os pobres, é um juiz severo com os ímpios”.

“O Senhor da história não é indiferente ao predomínio dos prepotentes que se acreditam os únicos árbitros das vicissitudes humanas”, acrescentou.

O Santo Padre afirmou que depois de convidar novamente a louvar a Deus por seu amor à criação e à existência humana, o Salmo termina “mostrando ao Senhor que se inclina sobre quem é justo e humilde”.

“Mais uma vez, a lógica do Senhor ignora o orgulho e a arrogância de poder, mas coloca-se ao lado de quem é fiel e ‘espera em sua graça’, quer dizer, abandona-se à guia de Deus em seu agir e em seu pensar, em seus projetos e na própria vida cotidiana”, concluiu.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia