Projecto IGREJA SEGURA
2003-07-22 22:29:27

É sobretudo devido a PROBLEMAS DE SEGURANÇA que grande parte das Igrejas de Portugal estão encerradas.
Quando tentamos visitá-las; muitas vezes deparamos com portas fechadas.

O Projecto IGREJA SEGURA foi criado precisamente para dar resposta a estas questões, possibilitando a efectiva protecção do Património Histórico e Artístico das Igrejas e outros edifícios religiosos em termos de prevenção criminal e conservação preventiva.
Para aderirem ao Projecto IGREJA SEGURA, as igrejas e outros edifícios religiosos deverão contactar o Museu e Arquivos Históricos de Polícia Judiciária, entidade coordenadora do Projecto.

A apreciação das candidaturas será feita em conjunto com as entidades representantes da Igreja.

A inscrição far-se-á mediante preenchimento de ficha, comprovando assim o interesse:
a) do respectivo Pároco, como responsável pela igreja;
b) da Câmara Municipal em que se inserem.

A inscrição implicará um comprometimento, por parte do Responsável pela Igreja, em seguir os procedimentos e instruções explicitamente preconizados pelo mesmo Projecto, nomeadamente através dos MANUAIS, tanto na
componente da segurança como da conservação, e da coordenação da equipa de acompanhamento.

Dado que o património se pode perder não só por acção criminosa, mas também por ausência de conservação- que constitui outro tipo de perda não menos grave e importante, - o Projecto IGREJA SEGURA irá combater não só os problemas da criminalidade, mas também os problemas de conservação e restauro do património, actuando não só a nível da Prevenção Criminal, como também da Conservação Preventiva.

Assim, ao criar o projecto IGREJA SEGURA, e para precaver este conjunto de factores, o Instituto Superior de Policia Judiciária e Ciências Criminais, através do seu museu, procurou parcerias de outras instituições: todos juntos, cada um no seu sector, poderão juntar saberes, competências e meios, num esforço conjunto para proteger o Património Cultural das Igrejas e outros Edifícios Religiosos.

O Projecto Igreja Segura vem, assim:
-Dividir e atribuir tarefas, consoante as capacidades e competências;
-Simplificar e sistematizar procedimentos;
-Optimizar os parcos recursos existentes nos diversos sectores ligados a esta problemática;

Contactos:
Leonor Sá