Processo de Pedofilia Poupam Cardeal Law
2003-07-22 09:28:46

O procurador-geral do estado norte-americano do Massachusetts afirmou ontem que não serão levantados processos-crime contra o cardeal Bernard Law ou os seus mais directos colaboradores na sequência dos casos de abuso sexual por parte de membros do clero, que atingiram a diocese de Boston.

O gabinete do procurador Tom Reilly confirmou, citado pela Reuters e pela AP, que a investigação iniciada há mais de um ano não resultará em qualquer procedimento criminal. A notícia foi mal recebida por um advogado que representa familiares das vítimas. O procurador deverá publicar ainda esta semana um relatório com recomendações, aos responsáveis da Igreja Católica, sobre o modo de proceder neste tipo de casos. O cardeal Law resignou em Dezembro último do lugar de arcebispo de Boston, diocese com mais de 1,2 milhões de católicos, depois de vários documentos publicados demonstrarem que ele e vários outros responsáveis tinham deixado padres pedófilos no ministério activo ou apenas mudado de sítio, sem quaisquer outras medidas ou informação aos fiéis ou às autoridades. O seu sucessor, Sean Patrick O'Malley, deverá tomar posse do cargo no final deste mês.

Fonte Público