O direito internacional será o tema do XXXVII Dia Mundial da Paz
2003-07-21 21:26:10

A sala de Imprensa da Santa Sé revelou hoje que o tema da mensagem de João Paulo II para o próximo Dia Mundial da Paz será “O Direito Internacional, um caminho para a paz”. A fragilidade do mesmo direito internacional, revelada durante a recente guerra no Iraque, foi uma das justificações avançadas para a escolha do tema.

“A humanidade encontra-se diante de um desafio crucial: se não conseguir dotar-se de instituições realmente eficazes para esconjurar o flagelo da guerra, o risco é que o direito da força prevaleça sobre a força do direito”, adverte o Vaticano.
O comunicado da Santa Sé refere que esta opção para o dia 1 de Janeiro de 2004 “quer sublinhar a importância do direito enquanto garantia das relações internacionais orientadas a promover a paz entre as nações”.
A reflexão a ser apresentada por João Paulo II vai lembrar que “os princípios fundamentais que animam o compromisso da Igreja a favor da paz são a igualdade da dignidade de qualquer ser humano e comunidade, a unidade da família humana e o primado do direito sobre a força”.