Ecclesia e Setenta Vezes Sete na RTP
2003-07-16 22:36:09

Depois de dois anos de conversações entre as Administrações da RTP e Governos (anteriores a actuais) e a Comissão de Tempo de Emissão das Confissões Religiosas, foi assinado, na passada sexta feira, dia 11, o novo acordo em ordem à prossecução dos programas A Fé dos Homens, Setenta Vezes Sete e Caminhos.

As negociações centraram-se sobretudo nas condições de produção dos referidos programas. Em determinadas fases das conversações foi negada qualquer participação por parte da RTP no suporte dos custos de produção e, noutras, uma participação minimamente suficiente. No fim de um longo percurso negocial, uma significativa redução nos custos anuais que a RTP paga às produtoras externas que fazem os três programas acabou por merecer a aceitação de todas as partes, como aliás a Agência ECCLESIA informou em devido tempo.
O acordo final integra o programa Setenta Vezes Sete e Caminhos no mesmo estatuto de A Fé dos Homens conferindo-lhes semelhante estabilidade jurídica. A supressão dos dois primeiros programas chegou a ser aventada, como medida de economia para a RTP. No que diz respeito ao Setenta Vezes Sete, essa hipótese foi recusada por parte da Igreja Católica, permanecendo este programa em antena com o mesmo tempo, o mesmo nome e horário (10 horas de cada Domingo). O mesmo estatuto jurídico e a redução de custos levaram a uma rentabilização dos meios humanos e técnicos necessários à respectiva produção e realização: no que diz respeito aos programas da Igreja Católica, Setenta Vezes Sete e Ecclesia são produzidos pela Logomedia (Cooperativa da Igreja Católica que, desde Setembro de 1996, é responsável pela realização do Programa Ecclesia e desde Fevereiro de 2003 do Setenta Vezes Sete), estando confiada a coordenação editorial dos dois programas a uma única equipa. A redução orçamental obrigou, mesmo assim, a uma restrição dos meios técnicos e humanos afectos à produção dos dois programas.
Dos seis programas semanais da Igreja Católica (5 Programas Ecclesia e 1 Setenta Vezes Sete), dois passam a ser gravados em estúdio do grupo RTP. A produção dos restantes está confiada à Logomedia que, para o efeito, fez um contracto comercial com a RTP. A responsabilidade editorial dos seis programas permanece do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, órgão executivo da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, envolvido nas negociações com o operador de serviço público e também com a produtora.

Assim se chega ao fim de um “longo e por vezes doloroso processo” que exigiu “pacientes negociações de grande complexidade política, ecuménica e económica, para dar continuidade a um projecto que tem a sua origem num Decreto-lei emanado da Assembleia da República”. A avaliação é do representante oficial da Igreja Católica para este processo negocial, que remete outros esclarecimentos para uma nota conjunta da RTP e das Confissões Religiosas. O Cón. António Rego, Director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, manifesta, no entanto, convicção que “existem condições mínimas para a prossecução dos programas Ecclesia e Setenta Vezes Sete”.