A Europa de costas voltadas para Deus
2003-07-14 21:40:14

A Europa está de costas viradas para Deus, como se Ele não existisse, acusou neste Domingo João Paulo II. «Paradoxalmente, o berço dos direitos humanos corre o risco de perder seu fundamento, destruído pelo relativismo e o utilitarismo», constatou, antes de rezar a oração mariana do «Angelus».

João Paulo II dedicou o encontro com os peregrinos, reunidos no pátio da residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde o Papa passa as férias, a cerca de 30 quilómetros de Roma, a comentar a mensagem central da exortação que publicou em 28 de Junho passado, «Igreja na Europa» («Ecclesia in Europa»), na qual recolhe as conclusões do segundo sínodo dos bispos do continente (1999).
O redescobrimento de Jesus Cristo e a sua mensagem é a chave para que a Europa recupere a esperança e o fundamento dos direitos humanos que neste continente tem o seu berço, defende João Paulo II.
«Neste momento histórico, no qual acontece um importante processo de reunificação da Europa através da ampliação da União Europeia a outros países, a Igreja observa com um olhar cheio de amor este continente», assegurou.
«A cultura europeia dá a impressão de ser uma apostasia silenciosa por parte do homem auto-suficiente que vive como se Deus não existisse», sublinhou, referindo que na Europa se assiste a uma perda da esperança, devido “à tentativa de fazer prevalecer uma antropologia sem Deus e sem Cristo».
A Igreja, disse João Paulo II, «deve oferecer à Europa o bem mais precioso que ninguém mais pode dar: ou seja, a fé em Jesus Cristo, fonte de esperança que não defrauda».
Em português, aos portugueses presentes em Castelgandolfo, o Papa pediu que fossem portadores de uma mensagem de paz e alegria.