Mais consciência da Igreja para com os direitos dos fiéis leigos
2003-07-14 21:39:25

Os direitos dos fiéis leigos, previstos no Código do Direito Canónico, estão a ser objecto de um estudo mais aprofundado por parte da Sociedade Brasileira de Canonistas, reunida em Brasília desde o dia 9 de Julho.

O presidente da Sociedade, Pe. Vicente Ferreira de Lima, explicou que os cerca de 100 juizes e leigos canonistas, que todos os anos se reúnem para aprofundar as prescrições do Direito Canónico, pretendem reforçar neste encontro “a necessidade de consciencialização da Igreja para com os direitos dos fiéis.”
Da mesma forma, prossegue, “é interesse da Sociedade Canonista, levar ao conhecimento dos fiéis que, onde a necessidade da Igreja o aconselhar, podem também os leigos, na falta de ministros, suprir alguns de seus ofícios, como o ministério da palavra, orações litúrgicas e distribuição da Comunhão.”
O 18º Encontro da Sociedade de Canonistas, que também congrega os servidores dos cerca de 40 tribunais eclesiásticos brasileiros, estende-se até dia 16, no Seminário Maior, em Brasília.