600 milhões de cristãos baptizados no Espírito
2003-07-14 11:36:32

O agora beato João XXIII, ao anunciar, em 1959, um concílio ecuménico, que viria a convocar e a dar início, em 1962, como o Vaticano II, sonhava com um "novo Pentecostes" na Igreja.

Um dos grandes padres conciliares seria o então cardeal Montini, que se tornaria o seu sucessor e encerraria o Concílio Vaticano II. Paulo VI também se revelaria desejoso de um "eterno Pentecostes" na Igreja Católica.
Outro grande padre conciliar foi o então arcebispo de Malinas-Bruxelas, cardeal Suenens, que consideraria oVaticano II a primeira grande graça de Deus à Igreja e a segunda o Renovamento Carismático.

Em expressão ecuménica, o Renovamento Carismático, suscitado como caminho de renovação pelo Espírito Santo, já terá tocado 600 milhões de cristãos (católicos, evangélicos e ortodoxos). Presente na maioria dos países, terá já influenciado a vida de 120 milhões de católicos.
Diferentemente de outros movimentos eclesiais não tem fundador, a não ser o Espírito Santo, que, segundo as Escrituras, sopra onde, como e a quem quer. Todavia, pode-se situar a sua origem em 1967, quando professores e alunos da Universidade do Espírito Santo de Duquesne, em Pittsburg, na Pensilvânia (EUA), se reuniram para partilhar experiências de fé, à luz do Pentecostes. Essa experiência de efusão ou baptismo do Espírito Santo propagar-se-ia de tal modo que, na vertente católica, passados 36 anos, o Renovamento (ou Renovação) Carismático Católico já terá chegado a 120 milhões de fiéis, acarinhado também por João Paulo II que insiste na "nova evangelização" e que o define como "manifestação eloquente da vitalidade sempre jovem da Igreja" e "expressão vigorosa do Espírito".
Essa coluna carismática da Igreja também tem sido animada por milhares de portugueses.

O Renovamento Carismático tem as características seguintes: nova relação pessoal com Cristo; reencontro filial, em alegria, com Deus Pai; gosto renovado da oração pessoal e comunitária, em particular de louvor e adoração; novo apreço da Bíblia, Palavra
de Deus, que converte e transforma; procura mais consciente dos sacramentos, em especial a Reconciliação e a Eucaristia; maior fidelidade à Igreja e mais generoso serviço às irmãs e aos irmãos; devoção terna a Maria; liberdade espiritual maior; testemunho do Senhor Jesus; e experiência dos dons do Espírito e carismas para serviço da evangelização, missão inadiável.

Fonte JN