paroquias.org
 

Notícias






Finanças da Santa Sé com milhões de Euros de prejuízo
2003-07-09 21:15:01

As despesas com a gestão da Cúria Romana, o conjunto dos organismos de Governo do Vaticano, levaram as finanças da Santa Sé a ficarem no vermelho pelo segundo ano consecutivo, após oito anos de saldo positivo, indica um comunicado difundido hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé.

A Santa Sé despendeu no ano de 2002 a quantia de 230 milhões de Euros na gestão do seu aparelho administrativo e dos seus 2659 empregados.
O Cardeal Sergio Sebastiani, presidente da Prefeitura dos Assuntos Económicos da Santa Sé (o “ministro das finanças” do Vaticano), apresentou o balanço consolidado do ano 2002 aos cardeais do Conselho para o estudo dos problemas económicos da Santa Sé, numa reunião presidida pelo Secretario de Estado, Cardeal Angelo Sodano. O balanço conhecido no dia 8 de Julho revela prejuízos na ordem dos 13.506.722 de Euros, superior em 10 milhões ao de 2001.
Segundo o Cardeal Sebastiani, o resultado negativo foi causado “por uma queda significativa nas entradas do domínio financeiro, pela compra de novas sedes para os embaixadores do Vaticano e ao défice acumulado pela Radio Vaticano”. Este órgão de informação tem 1511 funcionários.
Em contrapartida, as ofertas doadas pessoalmente ao Papa na jornada consagrada ao Óbolo de São Pedro aumentaram 1,80% no ano passado, somando mais de 40 milhões de Euros.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia