paroquias.org
 

Notícias






Papa continua a falar português
2003-07-05 20:31:08

O Papa João Paulo II não falou em português na sua habitual alocução de quarta-feira, na Praça de São Pedro, aos peregrinos. A falta de inscrição de fiéis portugueses na secretaria de Estado do Vaticano parece ter sido a causa que levou o Sumo Pontífice a não usar a língua de Camões.

«Já não é a primeira vez que acontece», disse ao DN o padre José Manuel Cordeiro, vice-reitor do Colégio Português de Roma, mostrando-se surpreendido com a notícia ontem publicada pelo jornal Correio da Manhã, segundo a qual o Papa tinha deixado de se exprimir na língua lusa.

Tal como explicou o sacerdote, o pontífice romano apenas fala uma determinada língua desde que haja na Praça de S. Pedro quem o entenda, significando tal iniciativa uma homenagem a quem ali se desloca. Mas, para isso, é necessário que os peregrinos confirmem a presença com a inscrição no Vaticano, adiantou.

O padre Armando Ribeiro, encarregado da edição portuguesa de L'Osservatore Romano, em declarações à Ecclesia, apontou o dedo à maneira como são organizadas as deslocações ao Vaticano. «As agências de viagens não se importam muito com a audiência de quarta-feira. Quando as pessoas não se inscrevem é impossível saber se há ou não grupos lusófonos e o Papa não pode preparar a saudação», disse.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia