Bispo "Severo e Transparente" Nomeado pelo Papa para Boston
2003-07-02 21:13:11

O Papa João Paulo II nomeou ontem o novo arcebispo de Boston, Sean P. O'Malley, actual bispo de Palm Beach (Florida), para o lugar deixado vago em Dezembro último pelo cardeal Bernard Law, de 72 anos.

Este resignou ao cargo, acusado de não saber gerir os casos de padres envolvidos em escândalos de pedofilia. Law fez então uma declaração pedindo perdão por não ter sido capaz de resolver o problema. O novo bispo é conhecido por ter gerido com "severidade e transparência" casos semelhantes nas duas dioceses onde já esteve.

"Espero poder ser um instrumento de paz e reconciliação numa igreja que necessita de curar" as feridas, afirmou ontem Sean P. O'Malley, que completou 59 anos domingo passado, em conferência de imprensa, citado no sítio da Internet do "New York Times". Passando a ser titular da Arquidiocese de Boston - uma das mais importantes dos Estados Unidos, com mais de dois milhões de católicos - O'Malley deverá ser feito cardeal num próximo conclave, que poderá acontecer no final de 2003 ou princípios do próximo ano.

Nascido em Lakewood (Ohio), onde nasceu a 29 de Junho de 1944, ordenado padre em 1970 e diplomado em Ciências Religiosas e em Literatura Espanhola e Portuguesa, pela Universidade Católica de Washington, O'Malley dedicou vários anos do seu apostolado à comunidade hispânica da capital dos Estados Unidos. Bispo das ilhas Virgens em 1985, foi depois para a Diocese de Fall River (Massachusetts), em 1992 e para Palm Beach (Florida), o ano passado.

Foi nestas duas dioceses que o agora nomeado arcebispo de Boston mostrou a sua capacidade de gerir crises na sequência da revelação de escândalos de pedofilia envolvendo membros do clero. Em Palm Beach, O'Malley levou a serenidade à diocese depois de vários casos de pedofilia terem custado o lugar aos dois predecessores. Severidade e transparência, descreve a AFP, foram as qualidades que lhe granjearam respeito na gestão das crises. Os bispos que tiveram que lidar com esse tipo de casos foram acusados, na maior parte dos casos, precisamente de falta de transparência e de adiamento dos problemas através da transferência dos padres acusados de uma paróquia para outra.

"Enquanto bispo da diocese de Palm Beach, e em nome de toda a hierarquia eclesiástica, apresento as minhas desculpas a todas as vítimas de agressões sexuais", escreveu o agora arcebispo nomeado de Boston numa carta aos fiéis, na qual se disponibilizava para se encontrar pessoalmente com todas as pessoas atingidas. Ao mesmo tempo, afirmava querer "garantir um ambiente seguro para as crianças e jovens na Igreja" e obrigava todos os eclesiásticos a dar conta de todos os incidentes de que tivessem conhecimento.

Antes disso, em Fall River (Nordeste dos EUA), Sean P. O'Malley já tivera que lidar com o caso James Porter, nome do padre acusado de pedofilia que se tornou o primeiro do género no país, e que acabou condenado a uma pena de 18 a 20 anos de prisão. A diocese acabou a pagar tratamentos e indemnizações às vítimas.

De acordo com o semanário "National Catholic Reporter", o novo arcebispo de Boston é considerado como "conservador em questões doutrinais, e defensor da tradição de justiça social da Igreja". A Rede de Sobreviventes das Vítimas de Padres acolheu bem a nomeação de O'Malley, e prometeu colaborar com ele. Citada pela AP, Ann Hagen Webb, coordenadora deste grupo, alertou entretanto para o facto de ninguém, sozinho, poder "magicamente desfazer a dor horrível que tantas pessoas sentem nesta arquidiocese".

Fonte Público