paroquias.org
 

Notícias






Israel manda destruir fundações de uma mesquita em Nazaré
2003-07-01 20:02:36

Três “bulldozers” começaram a destruir hoje de manhã as fundações de uma mesquita que seria erigida junto à Basílica da Anunciação, em Nazaré, sob ordens de um tribunal israelita, anunciou a rádio pública.

A edificação dessa mesquita criou uma viva polémica no mundo cristão e no seio do Vaticano.

Sete árabes israelitas que protestavam contra a destruição das fundações foram detidos, ao passo que outros dois ficaram feridos após a actuação da polícia. As forças da ordem bloquearam todas as ruas de acesso ao local, acrescentou a rádio israelita.

Algumas centenas de muçulmanos de Nazaré que estavam reunidos junto ao local foram afastados pela polícia, que utilizou martelos pneumáticos para destruir as fundações do edifício.

A operação foi lançada após uma decisão do tribunal de Nazaré que rejeitou, há duas semanas, um apelo contra a ordem de destruição apresentada pelo Waqf, o organismo encarregue da gestão dos bens muçulmanos.

O tribunal estimou que se trata de uma construção ilegal e não de um lugar santo muçulmano, contrariamente ao que afirmavam os responsáveis do Waqf.

O ministro da Segurança Interna, Tzahi Hanegbi, justificou a operação, por seu lado, afirmando que a destruição foi decidida na base da justiça.

“Somos um Estado de Direito e não podemos aceitar uma construção ilegal, sobretudo se ela se situa no segundo local mais santo do mundo cristão”, afirmou Hanegbi à rádio militar.

“Trata-se de uma provocação contra o mundo cristão”, acrescentou Hanegbi estimando que essa operação “não trará consequências para o processo político”, fazendo referência à trégua temporária e condicional dos ataques anti-israelitas decretados no domingo pelos principais movimentos palestinianos.

No ano passado, o Governo israelita de Ariel Sharon decidiu parar com a edificação da mesquita em questão, apesar de Israel ter dado o seu aval (em 1999) à construção do local de culto.

A cidade de Nazaré é a mais importante localidade árabe do país, mas é nela que fica igualmente a Basílica da Anunciação, onde, segundo a Bíblia, o anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de Cristo.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia