João Paulo II pede plena unidade entre Católicos e Ortodoxos
2003-06-30 22:07:13

João Paulo II rezou no passado Domingo pela plena unidade entre os cristãos do Oriente e do Ocidente, após agradecer a presença de uma delegação do Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I.

“Que o Senhor permita que possamos alcançar quanto antes a plena unidade dos discípulos de Cristo”, disse o Papa antes da Oração do Angelus na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada no Domingo 29 de Junho.
“Segundo uma tradição consolidada que é motivo de grande alegria estará presente na Eucaristia desta tarde a delegação do Patriarcado Ecuménico, Sua Santidade Bartolomeu I. O intercâmbio de delegações entre Roma e Constantinopla, por ocasião das respectivas festas patronais, é muito mais que um acto de cortesia eclesial, mas reflecte a intenção profunda e arraigada de restabelecer a plena comunhão entre Oriente e Ocidente”, explicou João Paulo II.
Na sua intervenção João Paulo II agradeceu ainda a todos aqueles que “oferecem especiais orações para o bispo de Roma, sucessor de Pedro, e para todos aqueles que, com sua ajuda, apoiam concretamente o serviço que desempenha a favor do Povo de Deus.”
“Hoje é dia de festa de maneira especial para diocese de Roma, que no testemunho dos dois grandes apóstolos tem suas próprias raízes. Pedro, escolhido por Cristo como a «rocha» sobre a qual construiu a Igreja, foi crucificado não longe da colina Vaticana, e sua tumba é o centro simbólico da fé católica. Paulo, decapitado às portas de Roma, é modelo de evangelização e suas Cartas, parte importante do Novo Testamento, não deixam de atrair para Cristo homens e mulheres de todos os tempos”, afirmou o Papa diante dos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.