Primeira festa litúrgica de S. Josemaría Escrivá
2003-06-26 13:38:17

Nove meses depois da canonização do fundador do Opus Dei, realizada por João Paulo II, no passado 6 de Outubro, a Igreja celebra pela primeira vez a festa em honra de São Josemaría Escrivá, a quem o Papa definiu naquela ocasião como “o santo da normalidade”. O dia estabelecido pela Igreja para a memória do novo santo é o dia 26 de Junho, aniversário do seu falecimento ocorrido, em Roma, em 1975.

Em Roma, D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, presidirá à missa na paróquia de São Josemaría Escrivá. Em Itália terão lugar outras 50 missas em honra do fundador do Opus Dei. Em Milão celebrará o cardeal Tettamanzi; em Nápoles, o cardeal Giordano; em Veneza, o patriarca Angelo Scola. Em L’Aquila, após a missa presidida pelo arcebispo Giuseppe Molinari, as autoridades civis vão inaugurar uma rua desta cidade do Abruzzo com o nome do novo santo.

Cidadãos de Barbastro reunir-se-ão com o seu bispo, monsenhor Omella, para celebrar a missa solene de São Josemaría Escrivá na paróquia que lhe foi dedicada na sua cidade natal, em Espanha. Em Valência haverá duas eucaristias nos terrenos onde a diocese está a construir a nova Paróquia de São Josemaría.

Das missas a celebrar amanhã em França destacam-se as que vão ser presididas pelo cardeal Lustiger (Paris), monsenhor Ricard (Bordéus), monsenhor Marcus (Toulouse) e pelo Arcebispo de Lyon.

Em Jerusalém terá lugar uma missa em honra de São Josemaría na igreja do Cenáculo. Celebrará o vigário do Opus Dei na Terra Santa. Espera-se a participação de cristãos de Jerusalém e lugares limítrofes, tanto católicos como ortodoxos.

Em Portugal, além da missa celebrada por D. Albino Cleto, em Coimbra, no passado dia 20, outras eucaristias serão presididas por bispos portugueses: D. Eurico Dias Nogueira, em Braga (dia 26), D. José Pedreira, em Viana do Castelo (dia 30), D. Carlos Pinheiro, em Ponte de Lima (dia 1 de Julho), e D. António Monteiro, em Viseu (dia 2 de Julho). O vigário da prelatura em Portugal, monsenhor José Rafael Espírito Santo, presidirá às cerimónias em Lisboa (dia 26) e no Porto (dia 28). Serão celebradas missas ainda em Braga, Coimbra, Évora, Faro, Fátima, Lisboa, Montemor, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Viana do Castelo, Viseu. Os horários das mesmas estão disponíveis em www.opusdei.org

A partir de 26 de Junho estará também disponível a página Web www.josemariaescrivá.info, com documentações e notícias sobre a vida, ensinamentos e escritos de São Josemaria, além de testemunhos sobre a devoção ao fundador do Opus Deis em todo o mundo.