Papa fala aos Novos Cardeais
2001-02-21 19:05:39

"Hoje é festa grande para a Igreja universal", João Paulo II, dirigindo-se durante a homilia aos primeiros Cardeais criados no Novo Milênio, pediu-lhes que "soltassem as velas" para levar a mensagem da Igreja ao mundo, atentos aos "sinais dos tempos" e abertos "ao diálogo com toda pessoa e em toda instância social".

"Veneráveis irmãos - disse João Paulo II - os senhores são os primeiros Cardeais criados no Novo Milênio. Depois de terem abundantemente atingido nas fontes da misericórdia divina durante o Ano Santo, o místico navio da Igreja se prepara a levantar âncoras para levar ao mundo a mensagem da salvação. Juntos queremos soltar as velas ao vento do Espírito, prestando atenção aos sinais dos tempos". "O mundo está se tornando mais complexo e dinâmico, a atenta consciência dos problemas existentes cria ou aumenta contradições e desequilíbrios. As enormes potencialidades do progresso científico e técnico, como também o fenômeno da globalização que se abre cada dia mais a novos campos, nos pedem - disse o Papa - para sermos abertos ao diálogo com cada pessoa e em todo âmbito social, com o objetivo de dar explicações a cada um da esperança que levamos no coração". "Os senhores - continuou o Pontífice - são de 27 países de quatro continentes e falam línguas diferentes. Não é talvez também este um sinal da capacidade que tem a Igreja, presente em todos os pontos do planeta, de compreender povos com tradições e linguagens diferentes para levar a todos o anúncio de Cristo?". Exatamente sobre este aspecto, o Papa lembrou como as roupas vermelhas dos cardeais simbolizam o "fogo ardente do amor pela Igreja que deve alimentar, se necessário, também o máximo testemunho do sangue". Olhando as novas púrpuras, João Paulo II observou: "Hoje é festa grande para a Igreja Universal, que se enriquece com 44 novos cardeais. E é festa grande para a cidade de Roma, sede do príncipe dos apóstolos e de seu sucessor".