Papa pede perdão por erros de católicos nos Balcãs
2003-06-22 12:51:48

O Papa João Paulo II, que está hoje na Bósnia-Herzegovina, aproveitou a missa a que presidiu em Banja Luka, a principal cidade sérvia (ortodoxos) na Bósnia, para pedir perdão pelos crimes "cometidos pelos filhos da Igreja Católica".

"Desta cidade, marcada ao longo da sua história por tanto sofrimento e tanto sangue, imploro ao Senhor Todo Poderos pela sua misericórdia sobre os erros cometidos contra o Homem, a sua dignidade e a sua liberdade, pelos filhos da Igreja Católica e que dê a todos o desejo do perdão mútuo", disse o Sumo Pontífice na homilia, perante milhares de fiéis que aplaudiam.

O apelo ao perdão mútuo, acentuando os erros dos católicos, serve como uma forma de reconciliação com os sérvios ali residentes que, como mostrou uma sondagem recente, se opõem à visita do líder da Igreja católica.

"Envio uma saudação fraternal a sua beatitude, o patriarca Pavle (o líder da Igreja Ortodoxa na República Srpska (RS), a entidade sérvia da Bósnia) e aos membros do santo sínodo da Igreja ortodoxa sérvia", disse João Paulo II. "A nova força adquirida nos últimos tepos pelo nosso caminho rumo a uma compreensão mútua, ao respeito recíproco e à solidariedade fraternal são fontes de alegria e esperança para esta região", manifestou o Papa.

A viagem do Papa teve também um pretexto litúrgico e pastoral: a missa de beatificação de Ivan Merz, nascido em Banja Luka em 1896, e que se torna, deste modo, o primeiro leigo croata da Bósnia a ser beatificado.

Fonte Público