Papa na Croácia
2003-06-06 00:09:48

João Paulo II inicia hoje a sua centésima viagem apostólica. Croácia é o destino do Papa, que visita pela terceira vez no seu pontificado: em 1994 e em 1998 e, neste ano, está na Croácia desde hoje até ao próximo Domingo.

“É com grande esperança que inicio amanhã a minha terceira viagem à Croácia, Terra assinalada pelo testemunho radical do Evangelho”, dizia João Paulo II aos peregrinos que o viam em Roma, na Audiência Geral de quarta-feira.” O objectivo é confirmar na fé os irmãos e as irmãs da comunidade católica, que no período da perseguição religiosa, permaneceram fiéis a Cristo e não tiveram medo de enfrentar o desafio do momento presente continuando a anunciá-Lo com coragem”, referiu. Sobre a Croácia, explicou que “nestes 13 da reconquista da independência, consolidaram as estruturas eclesiais e dedicaram-se a uma mais incisiva acção evangelizadora”. A quem o via e ouvia, em Roma ou em qualquer canto do mundo através dos meios de comunicação social, convidou a “acompanhar-me com a oração. Confio esta minha centésima viagem à Virgem Santíssima, tão venerada na Croácia, para que seja Ela a guiar os meus passos e a obter para o povo croata uma renovada primavera de fé e de progresso”, afirmou ontem, em Roma..
Na Croácia, o presidente da Conferência Episcopal, D. Josip Bozanic, referia que o Papa estará na Croácia «para traçar os caminhos da Igreja no país no início do novo milénio», percorrendo cinco dioceses do País.
O episcopado croata organizou a viagem do Santo Padre em torno do tema «A família, caminho da Igreja e do povo»
Na primeira visita, veio como “anjo da paz”; na segunda, quatro anos depois, beatificou o cardeal Alojzije Stepinac»; agora, para além de beatificar Maria Petkovic, uma religiosa croata que dedicou a sua vida à solidariedade e assistência a mães e crianças necessitadas, fundando mesmo diferentes congregações com esses objectivos, esta visita também pode ter um significado especial, diante da eminente entrada da Croácia na União Europeia.