paroquias.org
 

Notícias






INÍCIO DAS XV JORNADAS TEOLÓGICAS - BRAGA
2003-05-22 20:10:51

A 15ª edição das Jornadas iniciará com um debate moderado pelo Prof. Doutor João Duque, docente da Faculdade de Teologia, sobre "a religião dos portugueses", no dia 26 de Maio, pelas 21h30. Irão estar presentes especialistas nas áreas de: história, sociologia e psiquiatria.

O Prof. Doutor Carlos Azevedo, Vice-Reitor da Univ. Católica, irá expor, entre outros, os segunites tópicos: raízes religiosas do nosso contexto geográfico; influência histórica do cristianismo; crises do cristianismo.

A intervenção do Prof. Doutor António Teixeira Fernandes, docente na Faculdade de Letras da Univ. do Porto, incidirá nas temáticas: principais transformações religiosas em Portugal, com a secularização; recuperação de
religiosidade pagã (superstição); novas formas do religioso e sua marca no tecido social (sobretudo urbano).

O Prof. Doutor António Palha, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina do Porto, desenvolverá, entre outros, os pontos seguintes: as crenças populares (os curandeiros, bruxas e os espíritas); a clínica e a
cultura popular (a histeria dissociativa, as alucinações e os delírios); importância da medicina popular nos dias de hoje; as "novas" religiões (uso da dissociação psíquica).

Com os melhores cumprimentos,

A Organização
Ricardo Pereira

P.S. Para mais informações, contactar:
96 52 830 23 - Ricardo Pereira, Presidente da Associação de Estudantes;
91 85 375 51 - Samuel Vilas Boas, Director da Revista "Cenáculo".


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia