O Papa promulgará em 28 de Junho "Igreja na Europa"
2003-05-22 20:07:36

No próximo 28 de Junho, véspera da solenidade dos santos Pedro e Paulo, João Paulo II promulgará a exortação apostólica "Igreja na Europa" ("Ecclesia in Europa"), surgida do segundo Sínodo de Bispos da Europa.

A confirmação foi dada no passado dia 20 de Maio pelo Bispo Piero Marini, mestre das Celebrações litúrgicas pontifícias, ao publicar o programa das principais actividades do Santo Padre para o mês de Junho.
A II Assembleia Especial para Europa do Sínodo dos Bispos celebrou-se de 1 a 23 de Outubro de 1999, com o lema "Jesus Cristo vivo em sua Igreja, fonte de esperança para a Europa".
A exortação apostólica pós-sinodal será entregue pelo Papa na celebração das Vésperas da solenidade dos santos patronos de Roma.
A assembleia continental foi a última das convocadas por este Papa para preparar a Igreja para o Jubileu do ano 2000. As anteriores foram sobre África (1994), América (1997), Ásia (1998), e Oceania (1998). No final de cada um destes sínodos o Papa escreveu uma exortação apostólica pós-sinodal na qual recolhe suas conclusões e que leva por título o nome de cada continente (por exemplo, o primeiro é "Ecclesia in Africa").
Na mensagem final que aprovaram os bispos europeus foi lançado um apelo à "nova evangelização da Europa" que, segundo eles, passa necessariamente pela catequese como resposta aos desafios do diálogo entre a razão e a fé, a fé e a ciência; e pelo redescobrimento do sentido do mistério na liturgia em uma sociedade consumista.