paroquias.org
 

Notícias






Alteração ao Regime de Abono de Família
2003-05-13 21:05:28

Foi com uma grande alegria que a APFN recebeu a notícia da alteração do regime do abono de família, totalmente em linha com o que vem defendendo desde a sua formação, há pouco mais de quatro anos.

Saúda, em particular, a alteração dos escalões de modo a ser em função do rendimento per capita, despenalizando, desta forma, as famílias numerosas, e, como tal, dando um forte sinal no sentido oposto à política anti-natalidade que Portugal tem vindo a praticar nas últimas dezenas de anos, com os desastrosos resultados que estão à vista de todos.
A APFN chama a atenção para que os anunciados valores do abono de família ainda são bastante reduzidos.
Por exemplo, em 1974, o abono de família era de 240$00 por filho, independentemente da idade e do rendimento familiar, valor esse que, em 2003, corresponderia a 100 vezes mais, ou seja, 120 EUR, conforme contas ainda recentemente efectuadas pelo Governo a propósito das propinas no ensino superior.

No entanto, e como associação responsável que é, a APFN reconhece que a actual situação económica do país não permitirá o Governo chegar a esse valor neste ano, mas deverá ser um objectivo a ser atingido num futuro próximo, de modo a nos aproximarmos dos valores praticados quando Portugal ainda apresentava uma taxa de natalidade suficiente para a necessária renovação de gerações e da actual média europeia em termos de abono de família.

O anúncio desta medida é uma excelente prenda para as famílias portuguesas numa altura de grande aperto económico, e que antecipam as celebrações do próximo 15 de Maio, Dia Internacional da Família.

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia