Cardeal Ratzinger Discursa no Porto em Março
2001-02-16 23:32:27

O cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, participa a 5 de Março nas Jornadas de Teologia do centro do Porto da Universidade Católica Portuguesa, dedicadas ao tema "Cristianismo no Limiar dos Tempos". O cardeal Ratzinger analisará "a medula da Europa nas suas vertentes humanista e cristã ou crente", disse à agência Lusa José Carlos Carvalho, da direcção da Faculdade de Teologia (FT).

O prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé participa no primeiro dia das jornadas, que decorrem entre 5 e 7 de Março, proferindo uma conferência intitulada "Europa: seus fundamentos espirituais ontem, hoje e amanhã". As jornadas procurarão ainda responder a perguntas como "o que o cristianismo trouxe e pode dar à humanidade?", "é ou não a fé cristã (in)dissolúvel neste mundo globalizado e plural?" ou "poderá a fé sobreviver na aldeia global, enquanto proposta de sentido e de estilo de vida?"

As jornadas, de participação aberta a todos os interessados, contam também com a presença do cardeal D. José Policarpo, patriarca de Lisboa, que falará sobre "A Igreja na actual sociedade portuguesa".

Hoje e amanhã, em Coimbra, é o Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) que organiza idêntica iniciativa, mas dedicada ao tema "Religião e cidadania". No encontro de Coimbra, que decorre no auditório da Reitoria da Universidade, serão tratadas temáticas como a dimensão privada e a dimensão pública da religião, a educação para a cidadania, as tendências da religião e da cidadania na era da globalização ou a crise das ideologias e das igrejas tradicionais perante os desafios da globalização.

Fonte Público