D. Alexandre do Nascimento resignou
2001-02-14 22:19:09

O Papa João Paulo II aceitou o pedido de renúncia de D. Alexandre do Nascimento ao governo pastoral da arquidiocese de Luanda, com invocação do limite de idade (75 anos) nos termos do Código de Direito Canónico.

A decisão do Vaticano foi tomada a meio da semana passada e, simultaneamente, o Papa João Paulo II nomeou D. Damião António Franklin para as funções de arcebispo metropolita, substituindo o cardeal de Luanda. D. Damião Franklin era já bispo auxiliar da diocese da capital angolana, desempenhando além disso o cargo de reitor da Universidade Católica de Angola. D. Damião Franklin é o quinto arcebispo da diocese de Luanda.

Com a resignação de D. Alexandre do Nascimento, fecha-se um importante ciclo da história da Igreja Angolana consensualmente centrado na figura do cardeal de Luanda que granjeou enorme prestígio internacional, designadamente em África.

D. Alexandre do Nascimento que nasceu em Malanje (1 de Março de 1925), foi ordenado sacerdote em Dezembro de 1952 e estudou na Universidade Pontifícia (Roma) e na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. A permanência de D. Alexandre do Nascimento na capital portuguesa entre 1961 e 1971 ficou a dever-se ao exílio político com residência fixa imposto pelo regime autoritário.

Em 1975 foi designado bispo de Malange e em 1977 assumiu o governo da diocese de Lubango. Após um sequestro de um mês por guerrilheiros da UNITA, D. Nascimento foi elevado à dignidade de cardeal em Fevereiro de 1983, assumindo desde então as responsabilidades máximas da Igreja Católica em Luanda, tendo participado na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África, em 1994.

A acção do cardeal Nascimento que também presidiu à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, foi determinante para a aceitação do português como uma das línguas de trabalho nas reuniões da Igreja Católica a nível de bispos da África austral.

Fonte DN