paroquias.org
 

Notícias






Nova encíclica do Papa lembra normas da Igreja sobre o direito à Comunhão e as condições para a receber
2003-04-25 10:57:24

João Paulo II escreve no n.º 42 da sua nova encíclica "Ecclesia de Eucharistia" que "a Igreja estabeleceu normas que visam promover o acesso frequente e frutuoso dos fiéis à mesa eucarística e simultaneamente determinar as condições objectivas nas quais se deve abster de administrar a comunhão".

O Papa não específica essas "condições objectivas", que estão determinadas no cânone 915 do Código de Direito Canónico, onde se estabelece que "não podem ser admitidos à comunhão os excomungados e os interditos, após a declaração da pena, e todos os outros que obstinadamente perseverem em pecado grave manifesto". A base desta reflexão é 1 Cor 11, 27-29: "todo aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor indignadamente será réu do Corpo e Sangue do Senhor".
Como lembra o Pe. Saturino Gomes, director do Centro de Estudos de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa, o Conselho Pontifício para os Textos Legislativos publicou no ano 2000 uma declaração sobre estes Cânone, onde lembra que os fiéis divorciados que tenham voltado a casar não se podem abeirar da comunhão, citando o n.º 84 da exortação "Familiaris Consortio" e o n.º 1650 do Catecismo da Igreja Católica.
"Há situações objectivas que impedem a recepção do Sacramento, como lembra o Papa, tais como as referidas no cân.915 do Código de Direito Canónico ou a incapacidade no uso da razão, por exemplo. A questão dos divorciados recasados é um destas situações, certamente a que levanta mais problemas, pelo que são eles próprios que devem tomar consciência de que esta norma é algo de que a Igreja não os pode dispensar." De facto, a partir de 1 Cor 11, 27-29, a Igreja Católica entende que esta proibição deriva da Lei Divina e transcende o âmbito das leis eclesiásticas.
A situação de ruptura com a Igreja "contradiz a comunhão eclesial que se revela na Eucaristia", prossegue, "de modo que qualquer acto grave, público e persistente afasta automaticamente a pessoa da Comunhão, o que inclui casos de corrupção ou exploração, por exemplo".
O discernimento dos casos de exclusão da comunhão eucarística pertence ao sacerdote responsável das comunidades, como refere a declaração do ano 2000 do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos. "A comunidade não pode ficar indiferente e se há sinais exteriores de ruptura a Igreja intervém na figura do sacerdote", esclarece o nosso entrevistado.
Os prometidos decretos dos Dicastérios romanos que João Paulo II anuncia deverão explicitar todo este conjunto de situações, embora já existam vários documentos que abordam a matéria, conforme se referiu ao longo do artigo.
É no quinto capítulo da encíclica que o Papa anuncia que "para reforçar este sentido profundo das normas litúrgicas, pedi aos Dicastérios competentes da Cúria Romana que preparem um documento específico, incluindo referências de carácter jurídico".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia