Comissão revitalizará estudo do Latim na Igreja
2003-04-25 10:56:10

Ainda durante o ano de 2003 será instituída uma Comissão para revitalizar o estudo do latim na Igreja e para o progresso das ciências eclesiásticas.
A revelação foi feita ontem, 23 de Abril, pelo Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, no curso de um encontro realizado na Livre Universidade "Assunção de Maria".

O ponto central do encontro foi justamente a crise do uso do latim da Igreja Católica, questão que é tema de dois livros: "O latim e os cristãos. um balanço no início do terceiro milénio", da Livraria Editora Vaticana e uma colectânea da autoria de Jorik Gomez Gane (Editora "Ermes", de Florença), que consta de 28 documentos sobre o latim: 6 do Papa João XXIII, 12 do Papa Paulo VI, um do Papa João Paulo I e 9 de João Paulo II.
O Prof. Giovanni Maria Vian, docente na Universidade "La Sapienza", de Roma, evidenciou que, na elaboração de uma estratégia de revitalização da língua latina, no âmbito da Igreja Católica, é preciso considerar que "o latim, desde o início do século XX, gozava de grande vitalidade".
Além disso argumentou que "do século XVI ao século XIX, justamente graças ao latim, "os Jesuítas desempenharam um papel de primeiro plano na Europa da pesquisa científica, em cuja base se apoia, ainda hoje, a nossa modernidade".