Semana Santa nas Igrejas Orientais
2003-04-22 21:58:30

As Igrejas Orientais estão a celebrar a Semana Santa, que teve início dia 20 de Abril (Domingo de Ramos) e se prolongará até dia 27 do mesmo mês, com a vivência da Páscoa. Em declarações à Agência ECCLESIA o Pe. Natanael Harasym, capelão dos ucranianos em Lisboa, que celebra em rito bizantino, salienta que "a Páscoa nas Igrejas Orientais vive-se uma semana depois devido à utilização do calendário Juliano".

Do ponto de vista Litúrgico, este padre católico refere que na quinta feira santa, dia 24 de Abril, celebra-se a Paixão de Cristo, "com a leitura de 12 evangelhos" e no dia seguinte, "logo pela manhã cantamos as Vésperas e teremos a exposição do Santo Sudário". De tarde "cantamos as Matinas (Laudes) de Jerusalém. Uma diferença em relação aos católicos de rito latino porque estes cantam as Vésperas de tarde e as Laudes de manhã. E adianta: "para nós o dia litúrgico começa às seis da tarde".
No sábado santo teremos a "liturgia de S. Basílio" e à meia noite começa a "Vigília Pascal". Uma celebração transferida para Domingo à tarde, na Igreja de S. Jorge de Arroios, em Lisboa, porque devido "à imigração" não há possibilidade de a celebrar na noite de Sábado - sublinhou o Pe. Natanael. Uma dado curioso destas celebrações é "bênção dos alimentos de Páscoa" que, segundo este celebrante em rito bizantino, são feitos de "passas de uva". Uma espécie de "pão doce" - disse.