IGREJA COM MULTIBANCO
2003-04-20 22:14:03

Os serviços centrais da arquidiocese de Braga vão abrir no próximo dia 2 de Maio em novas instalações, modernas, confortáveis e equipadas com alarme e multibanco.

Depois de quase meio ano de obras no rés-do-chão do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, na rua de S. Domingos, e de um investimento a rondar os 150 mil euros, os novos serviços estão finalmente prontos a abrir as portas.
Segundo o arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, para além da melhoria das condições de trabalho, estas novas instalações vão beneficiar, sobretudo, quem procura os serviços da arquidiocese.

Para além de balcões de atendimento ao público para secretaria e chancelaria, a tesouraria conta agora com sistema de pagamento por multibanco, um serviço há muito reclamado pelos utentes.

“Hoje toda a gente usa o cartão multibanco para efectuar pagamentos, tanto padres como leigos, e nós não podíamos estar sempre a dizer às pessoas para irem levantar dinheiro à caixa mais próxima”, disse D. Jorge Ortiga.

Assim, quem, a partir de 2 de maio, se deslocar aos serviços centrais da arquidiocese para pagar processos de casamento, baptismo, acertar contas de paróquias ou outros assuntos, pode utilizar a fórmula de pagamento automático.

A questão da segurança também foi tida em conta nesta remodelação dos serviços. É que, as actuais instalações, no Paço Episcopal foram assaltadas quatro vezes nos últimos três anos. Assim, o novo espaço está equipado com um sofisticado sistema de alarme e detecção de intrusos.

“Infelizmente, a colocação de alarmes é, hoje, uma atitude de prevenção normal”, disse o arcebispo, referindo que “até as igrejas têm alarme”.

Fonte CM