Missionários
2001-02-14 22:15:15

Quinhentos anos depois dos evangelhos chegarem a África pela mão dos portugueses o processo inverteu-se. Hoje, a Palavra de Deus só chega a alguns recantos de Portugal pela boca de "missionários" africanos.

Na Diocese de Viseu, perante uma situação onde o ritmo de ordenação de padres está muito aquém das necessidades, o bispo D. António Monteiro não teve outra alternativa senão pedir ao seu colega da Diocese de Benguela, em Angola, que enviasse para Portugal alguns padres. "Aquilo que o meu colega de Benguela tem a mais - nessa diocese angolana a média é de dois a três padres por paróquia - nós temos a menos" explicou, referindo-se aos padres ordenados".

Para D. António Monteiro, os padres africanos que estão a servir nas paróquias da sua Diocese "são os novos missionários do século XXI" porque "são eles que estão a trabalhar junto de populações onde já não havia párocos para colocar". Segundo o prelado de Viseu esta solução "é vista com muito bons olhos" porquanto a alternativa seria um vazio em alguns locais ou a sobrecarga de trabalho para alguns padres, muitos deles já em idade avançada. "Vieram para me ajudar e estão a fazer um excelente trabalho", frisa, adiantando que "se a Diocese de Benguela tiver possibilidades de enviar mais padres, eles serão igualmente bem aceites e quantos mais melhor".

João Bento, um dos padres angolanos, reconheceu que nem todos acolheram bem esta realidade e foram ditas coisas menos agradáveis, mas "tudo passou".

Fonte DN