As Ideias de João Paulo II
2003-04-18 15:10:06

Deveres do cristão
A Eucaristia encerra uma "tensão escatológica com a Igreja celeste". Entre o "novo céu e a nova terra", esta tensão deve "estimular o nosso sentido de responsabilidade pela terra presente".

O Papa reafirma, por isso, que os cristãos não devem descurar os seus deveres de cidadãos terrestres. "Têm o dever de contribuir com a luz do Evangelho para a edificação de um mundo à medida do homem plenamente conforme ao desígnio de Deus." É "urgente trabalhar pela paz, colocar sólidas premissas de justiça e solidariedade entre os povos, defender a vida humana desde a concepção até ao seu termo natural". Num mundo globalizado, "tem de brilhar a esperança cristã".

Ecumenismo e distorções
O documento convida a rejeitar concelebrações eucarísticas comuns entre fiéis de confissões diferentes. "Embora respeitando as convicções religiosas destes seus irmãos separados", os católicos devem abster-se de "participar na comunhão distribuída nas suas celebrações" e vice-versa, para "não dar aval a ambiguidades sobre a natureza da Eucaristia", perturbando um testemunho claro e de verdade. "Isso acabaria por atrasar o caminho para a unidade visível", avisa. Importa, além disso, recusar celebrações ecuménicas da Palavra, encontros de oração comum ou participação nos respectivos serviços litúrgicos, como formas de substituir a Missa do domingo. Nos casos de falta de sacerdote na paróquia, todas as soluções encontradas serão necessariamente provisórias.

Pecado mortal
"Eucaristia e Penitência são dois sacramentos intimamente unidos." A consciência do estado de graça depende do interessado. Mas, "em casos de comportamento externo de forma grave, ostensiva e duradoura contrária à norma moral", a Igreja deve denunciar a ofensa. Sem nunca referir explicitamente a situação dos fiéis casados em segundas núpcias, João Paulo II afasta da "comunhão eucarística todos os que obstinadamente perseverem em pecado grave manifesto".

Fonte Público