Papa Rejuvenescido Publica Encíclica e Prepara Mais Viagens
2003-04-17 09:37:56

O Papa rejuvenesceu? Desde o Natal e, com mais visibilidade, nas últimas semanas, João Paulo II, que completa 83 anos no próximo dia 18 de Maio, tem uma aparência física muito mais robusta, a sua voz é mais clara, a cara já não se inclina tanto para o ombro direito, a face treme menos. Vários testemunhos coincidem em dizer que o Papa está melhor.

Fisioterapia, mudança na medicação, mais repouso, exercícios da fala e até o uso de papaia na dieta alimentar (já desmentido pelo Vaticano) têm sido as razões apontadas para as melhoras do Papa Wojtyla.

Na Páscoa do ano passado, o estado de saúde de João Paulo II deixou preocupados responsáveis do Vaticano e muitos crentes. Pela primeira vez, o Papa não celebrou a missa do Domingo de Ramos, fez só a primeira estação da tradicional Via-Sacra do Coliseu e esteve muito mais limitado nas restantes cerimónias entre Quinta-Feira Santa e Domingo de Páscoa.

Este ano, por contraste, tudo aparece diferente: hoje mesmo será apresentada no Vaticano a 14ª encíclica de Karol Wojtyla, que em Outubro celebra o 25º ano da sua eleição para o pontificado - que é já o quinto mais longo da história da Igreja Católica. Há mesmo quem diga que, depois de ter querido chegar ao ano 2000, João Paulo II deseja agora chegar a Outubro, para beatificar Madre Teresa de Calcutá, que o próprio conheceu e admirou. A cerimónia está marcada para 19 de Outubro - um dia depois do aniversário da eleição de Wojtyla - e essa seria a nova meta no calendário papal.

Pelo meio, ficam as várias viagens já programadas ou com possibilidades de se concretizarem: nos próximos dias 3 e 4 de Maio, João Paulo II desloca-se a Madrid, naquela que é a sua quinta viagem a Espanha. Entre 5 e 8 de Junho, estará na Croácia, para a sua viagem número 100 fora de Itália, seguindo-se a Bósnia a 22 do mesmo mês. Mongólia (país de maioria budista e com apenas algumas centenas de católicos) e Eslováquia, ainda não confirmadas, deverão ser destinos de Wojtyla em finais de Agosto e na primeira quinzena de Setembro, respectivamente. Também a sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, está na lista dos destinos possíveis para este ano.

A viagem à Mongólia poderia incluir uma escala em Kazan, na Tartária russa, hipótese avançada por uma rádio polaca na segunda-feira, mas desmentida prontamente pelo Patriarcado ortodoxo russo (ver PÚBLICO de 15-04-03).

As melhoras no estado de saúde de Wojtyla, que sofre de Parkinson, foram confirmadas ao PÚBLICO por um religioso que está em Roma e que, nos últimos dois meses, esteve pessoalmente com João Paulo II por três vezes. A única coisa que não melhorou foi a artrose nos joelhos, que o obriga a deslocar-se sempre em cadeiras de rodas pelos imensos corredores do Vaticano. Mas mesmo em relação à dificuldade de locomoção o próprio já teria comentado em tempos, dirigindo-se a um cardeal que se manifestara condoído com o Papa: "Por sorte, eminência, a Igreja não se governa com as pernas."

O tratamento à base de papaia foi sugerido por Luc Montagnier, o médico francês co-descobridor do vírus da sida. O próprio Montagnier afirmou que deu essa ideia ao Papa em Junho, mas o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, desmentiu categoricamente que a papaia seja a base da recuperação de Wojtyla.

Coincidindo com a melhoria do estado de saúde de João Paulo II, as suas intervenções contra a guerra conduzida por norte-americanos e ingleses no Iraque foram bastante vigorosas. Enquanto insistia com o regime iraquiano deposto que respeitasse os pedidos de desarmamento feitos pelas Nações Unidas, o Papa repetia quase diariamente, desde que a guerra começou, a sua oposição à intervenção armada.

Fonte Público