Tapetes de Pétalas nas Capelas São Atracção da Semana Santa de Sardoal
2003-04-17 09:35:40

No Sardoal, os chãos da Igreja da Misericórdia e de cada uma das seis capelas da vila vão estar ornamentados a partir de hoje de tapetes naturais de pétalas das mais diversas flores.

As decorações são completadas com verduras e vários objectos acessórios que a tradição liga à Páscoa e às celebrações da semana santa. Este costume local será este ano sublinhado com a abertura de um quiosque para a venda de amêndoas - tal como se fazia antigamente, quando na região os rapazes ofereciam um pacote de amêndoas às namoradas ou às jovens que gostariam que o fossem. Estas duas tradições são a forma dos sardoalenses suavizarem o ambiente austero da semana santa que, na vila, é dominada pela procissão dos Fogaréus, marcada pela escuridão e por um silêncio profundo, apenas interrompido pelas marchas lúgubres executadas pela Filarmónica União Sardoalense.

Para a procissão dos Fogaréus, que se realiza hoje a partir das 21h30, é apagada toda a iluminação das ruas, fazendo-se o cortejo religioso apenas à luz de velas e de archotes.

"Venho todos os anos de Lisboa para rever velhas amigas que cresceram comigo no Sardoal e que a vida afastou. Mas também para participar na procissão dos Fogaréus, que é uma cerimónia muito profunda e que me dá muita vontade de chorar", afirma Maria do Rosário, que este ano voltará também a colocar uma lanterna na casa que possui na vila na altura do cortejo. "O silêncio, o reflexo das luzes e das sombras no rosto dos participantes, o próprio som dos passos das pessoas no chão e as marchas da banda filarmónica trazem sempre uma tristeza invulgar", observa. Para esta mulher, a procissão é o "momento mágico de todos os anos" que, enquanto viver, não dispensará.

A execução dos tapetes de pétalas e dos arranjos florais da igreja da Misericórdia e das capelas é feita pelos moradores da vila e pelos alunos das escolas do concelho, incluindo os adultos do ensino recorrente. As pétalas são colocadas sobre uma camada de areia húmida, cuja finalidade é não só fixá-las no desenho previsto como também mantê-las frescas até domingo de Páscoa.

As manifestações da semana santa do Sardoal sempre foram organizadas pela irmandade da Santa Casa da Misericórdia local, mas o apoio e a realização paralela de iniciativas culturais por parte da autarquia têm aumentado o número de intervenientes nas cerimónias religiosas. Este ano estão, por exemplo, previstas várias exposições de pintura e de fotografia.

"Esta é uma ocasião em que se reúnem as famílias, os amigos e os vizinhos. O cenário é triste e convida à reflexão e à espiritualidade. Mas é também a festa e a alegria do reencontro e da aproximação entre as pessoas", comenta o presidente da autarquia, Fernando Moleirinho.

Destaque:
Antigamente, os rapazes ofereciam um pacote de amêndoas às namoradas ou às jovens que gostariam que o fossem

Fonte Público