Rádio Polaca Diz Que Papa Pode Ir à Rússia
2003-04-15 21:38:44

O Papa João Paulo II pode visitar Kazan, na Rússia, no próximo mês de Agosto, a caminho de uma viagem que, possivelmente, o levará à Mongólia. De acordo com fontes do Vaticano, ontem citadas pela agência Reuters, essa possibilidade está a ser estudada e foi avançada pela rádio polaca RMF FM, ontem de manhã.

A passagem por Kazan poderia ser a oportunidade para João Paulo II entregar ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa o ícone de Nossa Senhora de Kazan, objecto de uma grande devoção no país. Fontes da Igreja Ortodoxa Russa ouvidas pelo PÚBLICO em Moscovo dizem que não sabem de nada.

A paragem em Kazan, de acordo com a Reuters, poderia ser uma breve escala técnica ou incluir uma noite. Em qualquer dos casos, esta seria uma viagem histórica, concretizando um dos últimos grandes desejos de João Paulo II, que festeja em Outubro próximo os 25 anos da sua eleição. A visita à Rússia constitui, para o primeiro Papa polaco da história, um objectivo prioritário, sobretudo desde a queda do Muro de Berlim e do sistema comunista no Leste europeu, mas foi sucessivamente adiada por causa do clima frio entre o Vaticano e o Patriarcado ortodoxo de Moscovo.

Há meses, o bispo de Leiria-Fátima convidou João Paulo II e Alexis II, patriarca de Moscovo, a encontrarem-se em Fátima, onde o Papa entregaria a Alexis o ícone de Kazan. Fontes do PÚBLICO no Vaticano asseguram que a possibilidade de o convite ser aceite foi encarada pelo patriarca ortodoxo, mas o seu estado de saúde - nos últimos meses, Alexis tem passado muito tempo hospitalizado - desaconselharia à partida que isso fosse considerado seriamente.

Apesar de os vários líderes políticos de Moscovo terem já convidado o Papa várias vezes, o Vaticano tem evitado o que poderia ser visto como uma provocação. Para o Patriarcado de Moscovo, a Santa Sé está interessada no proselitismo junto dos russos, o que é visto como concorrência desleal num país em que muitas pessoas já professam o cristianismo, embora na sua vertente ortodoxa.

O ícone de Kazan data do século XVI e foi roubado em 1904. De acordo com uma investigação do correspondente do PÚBLICO, o ícone - ou, pelo menos, a sua cópia mais antiga - pode ter acabado em Fátima, na sede da organização católica Exército Azul. Oferecido ao Papa pelos líderes desta instituição, João Paulo II conservará o ícone no seu gabinete de trabalho pessoal. Kazan é a capital da Tartária, a maior república muçulmana da Rússia.

Fonte Público