paroquias.org
 

Notícias






Ramos: Jovens sede santos
2003-04-10 20:52:49

No Dia Mundial das Missões 2002, João Paulo II beatificou dois adolescentes catequistas ugandeses, martirizados pela fé, e mais 4 missionários, informa a Zenit.
No fim da celebração na praça de São Pedro do Vaticano, o Santo Padre agradeceu aos missionários e missionárias a entrega da sua vida para anunciar o Evangelho.
"Estou convosco todos os dias", disse o Papa. E continuou: "estou convosco, jovens comunidades eclesiais em terras de missão. Não tenhais medo de entrar em diálogo com todos: Levai a cada um a mensagem da salvação! Sede valentes!"


Foi este o testemunho que deixaram Daudi Okelo e Jildo Irwa, catequista do norte do Uganda, brutalmente assassinados pela sua fé a 18 de Outubro de 1918. Daudí teria 16 anos e Jildo 12.
"Apresentamo-los a toda a comunidade cristã como exemplos de santidade e virtude, e como modelos e intercessores para os catequistas de todo o mundo, especialmente naqueles países nos quais os catequistas sofrem ainda por causa da sua fé, enfrentando a marginalização social e inclusivamente o perigo pessoal"- afirmou o Papa.
Esperamos que o seu exemplo possa inspirar a vida de "muitos homens e mulheres - no Uganda, na África e em todo o mundo - para responder com generosidade ao chamamento a ser catequista, permitindo que os outros conheçam a Cristo, e reforçando a fé daquelas comunidades que receberam recentemente o Evangelho da salvação".
Uma delegação ugandesa acompanhada pela vicepresidenta da República Speciosa Wandira Kazibwe, exibiu uma dança africana trazendo a todos os presentes o calor da fé dos baptizados deste continente. Dezenas de milhar de peregrinos se apresentaram com vestes tradicionais africanas.

Durante a celebração ouviram-se cantos em tamil, para lembrar Maria da Paixão - com nome de baptismo Hélène Maria de Chappotin de Neuville (1839-1904), francesa, fundadora na Índia, em 1874, das Missionárias de Maria, que conta hoje com mais de 8.000 religiosas em 77 países.

Uma protagonista da nova evangelização na Etiópia, Liduina Meneguzzi (1901-1941), italiana, é a primeira religiosa beatificada da ordem das Irmãs de S. Francisco de Sales, vitimada por um cancro aos 40 anos. Os outros novos beatos são também italianos: Andrea Giacinto Longhin (1863-1936), capuchinho e bispo da diocese de Treviso durante 32 anos, que se destacou pela sua pobreza e humildade, e Marcantonio Durando (1801-1880), sacerdote da Congregação da Missão, fundador das Irmãs Nazarenas.

No fim da celebração, João Paulo II prestou homenagem "aos missionários e missionárias - sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos - que gastam na linha da frente as suas energias ao seviço de Cristo, pagando por vezes, com o sangue o seu testemunho".
Com a celebração do Domingo Mundial das Missões 2002, João Paulo II proclamou 1.303 beatos, nos seus 24 anos de pontificado, feitos no dia 16 de Outubro 2002.
Não é o exemplo dos irmãos um grande incentivo a sermos santos também nós?

Armando Soares
Revista BOA NOVA

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia